Datafolha: 72% não acreditam que armas trazem mais segurança
A rejeição foi maior entre mulheres (78%), pessoas que se autodeclararam pretas (78%) e entre quem tem renda até dois salários mínimos (75%)
Dados de pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostram que 72% dos brasileiros não acreditam que armas trazem mais segurança.
O levantamento mostrou ainda que uma a cada 10 pessoas, em média, discorda de políticas públicas que aumentem o acesso a armamentos, uma das bandeiras defendias pelo presidente Jair Boslonaro.
Leia também
• Institutos de pesquisa cobram três pontos críticos do novo Código Eleitoral
• Após pesquisa, presidentes do PSDB, MDB e Cidadania concluem que Tebet é mais viável
• Apoio de Lula, Bolsonaro e Doria ajuda ou prejudica candidatos? Veja o que diz o Datafolha
A pesquisa ouviu 2.556 pessoas em 181 cidades e questionou se elas acreditavam na frase "a sociedade seria mais segura se as pessoas andassem armadas para se proteger da violência".
Do total, 72% dos entrevistados discordaram da afirmação, com rejeição maior entre mulheres (78%), pessoas que se autodeclararam pretas (78%) e entre quem tem renda até dois salários mínimos (75%).
Outra frase testada foi "o povo armado jamais será escravizado", já dita pelo presidente. O percentual de discordância foi de 69%, contra 28% que concordam.