A-A+

Debate de 2020 com Lula inclui nove capitais na semana

Só na terça, estão previstas conversas sobre Porto Alegre, Recife e Salvador

Ex presidente LulaEx presidente Lula - Foto: Paulo Pinto

Nove Capitais estão no radar do ex-presidente Lula para a próxima semana. Leia-se: além do Recife, as situações de mais oito cidades, em relação à corrida eleitoral deste ano, serão debatidas. Só na terça-feira, o líder-mor do PT vai receber comitivas ainda de Salvador e Porto Alegre. Vai ouvir os cenários, independente de o PT ter ou não candidatura nesses locais, mas eles podem se interligar nas costuras. Acordos em alguns municípios, a exemplo de Porto Alegre, onde o PT pode apoiar Manuela D’Ávila, podem fazer com o que os petistas decidam ter candidatura em outros, em compensação, com o apoio do PCdoB, por exemplo.

A ação com Lula é nacional e aponta para uma atuação do ex-presidente mais enfática após o "mergulho" dado recentemente, quando correligionários avaliaram que o tom adotado por ele, ao deixar a prisão em Curitiba, poderia prejudicar a construção da esquerda. Fez-se, ali, uma avaliação de que as falas de Lula poderiam terminar por isolar o PT. Ele, então, silenciou e volta, agora, ao debate de olho no pleito. Como a coluna registrara e conforme o senador Humberto Costa revelou, em primeira mão, à Rádio Folha FM 96,7, anteontem, o Recife será mote de conversas na próxima terça-feira à tarde com o líder-mor do PT, em São Paulo.

 

De volta para o futuro
Ao deixar o PSDB, o ex-prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, fala o seguinte: "Eu precisava me reposicionar, visto que algumas posições do PSDB levaram ao desgaste do partido em setores da classe média e, especialmente, em setores populares, que é o essencial no município do Cabo". Elias vai concorrer à Prefeitura do Cabo.
Indo à... > Elias conversou com o deputado federal André de Paula, presidente do PSD, a quem definiu como especial e de quem ouviu testemunho "emocionante", referente a episódio do tempo em que André estava sem mandato. As razões para Elias deixar o ninho tucano, segundo ele, são "locais".
...mesa > Mas aí esteve também com Raul Henry e recebeu manifestação de Jarbas Vasconcelos no sentido de conversarem. Elias lembra do histórico de quando foi presidente do PPS no Estado e de quando teve o PT na vice na Prefeitura do Cabo e, aí, fala em ampliar debate com essas forças do campo progressista.
Maia...> Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia tem promovido encontros periódicos com especialistas, em São Paulo, sobre temas em debate no Congresso Nacional.
...consulta > Hoje, às vésperas do retorno dos trabalhos na Casa, ele reúne líderes e parlamentares na capital paulista, às 10h, e a pauta inclui: reforma administrativa e Fundeb.
BOM...> Durante inauguração, ontem, ao lado do prefeito Geraldo Julio, o vereador João da Costa, no discurso, disse o seguinte: "Estamos vivendo uma situação no País que exige unidade para lutar contra esse governo que está retirando direitos do povo". Faz referência à manutenção da aliança entre PT e PSB no Recife.
...entendedor > João da Costa prosseguiu: "Mudaram a aposentadoria, atacaram a legislação trabalhista, retiraram o dinheiro da Saúde e da Educação... E esse pessoal acha pouco e, agora, quer retirar do Recife as forças políticas que, ao longo desses 20 anos, trabalharam juntas ao lado do povo". 

Veja também

CPI terá dia dedicado a ouvir parentes de vítimas da Covid-19
CPI da Covid

CPI terá dia dedicado a ouvir parentes de vítimas da Covid-19

Eduardo Leite diz que não é 'salvador da pátria' e que abre mão por nome forte de centro
Eleições 2022

Eduardo Leite diz que não é 'salvador da pátria' e que abre mão por nome forte de centro