Planos de Saúdes

Defensoria recorre contra decisão de desobrigar a cobertura de tratamentos fora da lista obrigatória

A entidade defende, no recurso, que a decisão do STJ limita os poderes da ANS

Planos de saúdePlanos de saúde - Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Defensoria Pública da União (DPU) apresentou um recurso contra decisão tomada pela Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça em junho que desobrigou os planos de saúde a cobrir tratamentos fora da lista obrigatória da Agência Nacional de Saúde (ANS), o chamado rol taxativo.

Para a DPU, o julgamento do STJ só poderia ser aplicado a aquele caso específico e não deve ser usado como regra geral para os planos de saúde. A entidade defende, no recurso, que outros questionamentos sejam decididos caso a caso. "Tudo o que restou decidido nestes embargos de divergência foi o caso concreto ", escreveu o defensor público federal Antônio de Maia e Pádua.

O recurso aponta ainda que a decisão do STJ limita os poderes da ANS para autorizar que planos de saúde eventualmente sejam obrigados a cobrir procedimentos que não estavam listados inicialmente no rol taxativo.

Por isso, a DPU pede que o STJ realize "a retificação dos termos do acórdão atacado de modo a fazer transparecer claramente que o rol não é verdadeiramente taxativo, já que comporta ampliação pontual" e também que reconheça que cabe à ANS analisar a autorização de procedimentos não listados no rol taxativo.

A DPU ainda solicita que o acórdão seja retificado "de modo a fazer transparecer claramente que não foi fixada tese de uniformização". Ou seja: para que o resultado do julgamento realizado em junho não seja aplicado automaticamente em novos casos.

Esse recurso será analisado pelo relator do caso, o ministro Luís Felipe Salomão, que irá decidir se leva o pedido para julgamento da seção. Não há prazo para que isso ocorra. A Segunda Seção do STJ reúne os ministros da corte que julgam processos relacionados a planos de saúde.

Veja também

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco
Neoenergia

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula
negociação

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula

Newsletter