Política

Deltan critica aproximação entre governo Bolsonaro e políticos investigados em casos de corrupção

Procurador criticou movimentos feitos pelo governo Bolsonaro

Deltan DallagnolDeltan Dallagnol - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O procurador da República Deltan Dallagnol criticou a aproximação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) a políticos com histórico de corrupção. "Pouco a pouco, os mesmos políticos envolvidos em escândalos voltam a controlar a gestão de órgãos públicos e seus orçamentos", afirmou em artigo publicado no jornal "O Globo" neste domingo (14).

Dallagnol, uma das principais lideranças do Ministério Público Federal na Operação Lava-Jato, disse que "o establishment político tem resistido a mudanças para reduzir a roubalheira", o que enfraquece a confiança da sociedade na democracia.
Nas últimas semanas, o governo intensificou a entrega de cargos a políticos do chamado "centrão" –grupo de partidos antes hostilizado pelo discurso bolsonarista, por aceitar nomeações em troca de apoio.


Para muitos apoiadores de Bolsonaro, a aproximação com o centrão é uma traição ao discurso anticorrupção que foi um dos focos durante a campanha eleitoral. O procurador também criticou a escalada do discurso autoritário, a falta de apoio a projetos legislativos anticorrupção e a interferência do governo em órgãos de investigação –acusações semelhantes às feitas pelo ex-ministro Sergio Moro ao deixar o governo.

"Notícias de interferência na polícia e órgãos de persecução, ausência de um apoio firme à causa anticorrupção, investigações sobre seus integrantes, rejeição do papel da ciência na formulação de políticas públicas em meio à crise sanitária, possíveis ligações com milícias e disseminação de notícias falsas, ataques às instituições e arroubos verbais contra a democracia minam a confiança da sociedade", afirmou.

Para Dallagnol, o STF (Supremo Tribunal Federal) não tem sido lento na investigação e no julgamento de casos de corrupção, "seja pela complexidade dos casos, pela falta de vocação estrutural ou por decisões equivocadas".
"Contudo, as possíveis frustrações com o Congresso e o Supremo jamais devem conduzir à proposta de seu fechamento e à irracionalidade de anseios autoritários", afirmou o procurador. "As críticas devem buscar seu aperfeiçoamento, e não sua destruição."

Veja também

Em contraste com governo, PT diz que participará de atos sobre os 60 anos do golpe militar
Golpe militar

Em contraste com governo, PT diz que participará de atos

Ieprev pede para STF limitar decisão que derrubou revisão da vida toda
STF

Ieprev pede para STF limitar decisão que derrubou revisão da vida toda

Newsletter