DEM engorda na janela, mas PSB termina com bancada maior

O DEM somou 29 eleitos para a Câmara Federal e o PSB, 32

Câmara dos DeputadosCâmara dos Deputados - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ainda na janela partidária - período aberto pela legislação para que os parlamentares trocassem de legenda sem risco de perder o mandato - o PSB figurou como um dos que mais perdeu deputados federais e o DEM, no sentido oposto, como o que mais ganhou. Das hostes socialistas, saíram 11 nomes, mas a sigla filiou cinco, resultando num saldo negativo de seis parlamentares. Já o DEM, contabilizou 12 novos nomes e duas baixas, ficando com saldo de 10, o que o posicionava como a quinta maior bancada, com 43 deputados. Passado o pleito deste ano, o DEM somou 29 eleitos para a Câmara Federal e o PSB, 32.

Os socialistas entraram na disputa com 21 nomes na bancada, uma vez que quatro foram disputar eleição majoritária. Em 2014, o PSB tinha bancada de 34. e o DEM, de 21. O PSB expulsara parte de seus parlamentares, desidratando e perdendo-os para o Democratas, em meio a um reposicionamento que o realinhou os socialistas à centro-esquerda, a partir das votações da Reforma Trabalhista e da denúncia contra o presidente Michel Temer. No final das contas, a bancada pernambucana do PSB elegeu cinco federais e a do Democratas, um. O eleito pelo DEM-PE foi Fernando Filho, um dos que deixou as hostes socialistas. Na Câmara, o PSB, que havia sido desidratado enquanto o DEM engordava, contabiliza, agora, bancada maior.

Fake da fake
Assessor-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Orson Lemos diz desconhecer post que tem circulado na Internet, pregando multa de R$ 5 mil para quem espalhar notícia falsa. "Desconheço totalmente. Pois não trabalhamos nesta forma. Além do mais, não tem esse valor fixo", registra ele. É importante estar atento às postagens para não cair na fake news sobre fake news.

Se fossem... > A cicatriz que restou da ação do PT na corrida eleitoral levou um dos presentes na reunião da Executiva Nacional do PDT, na última quarta, a questionar o que o PT faria se o PDT estivesse no 2º turno com Bolsonaro.

...eles > Na bolsa de apostas, um dos deputados soltou o seguinte: "O PT apoiaria o PDT, torcendo pra que Bolsonaro ganhasse. O PT prefere ser protagonista na oposição do que ser apêndice de um governo de centro-esquerda".

Em tese > Na esteira do estresse gerado, na reunião do PDT, um parlamentar que testemunhou o encontro sapecou: "O apoio ao PT é para os livros de história. Ninguém quer".

Na mosca > Do Solidaridade, cujo número é 77, o deputado federal Augusto Coutinho reelegeu-se com 77 mil votos.

Foco...> A cúpula do PSB tem de cor os números referentes à eleição de João Campos, herdeiro do governador Eduardo Campos. Foi o quinto deputado federal mais votado no Brasil (460.387), o terceiro deputado federal proporcionalmente mais votado no Brasil (10,63%) e um socialista ainda realça que, "desconsiderando São Paulo (maior colégio Eleitoral), ele foi o deputado federal mais votado no Brasil".

..em... > No rol dos atributos que têm sido vinculados a João Campos estão ainda: deputado Federal mais votado na história de Pernambuco, com maior votação em um município, 70.864 (Recife), mais votado em 39 municípios.

...2020 > Com o apoio de 14 prefeitos, obteve 88.810 votos nesses municípios. Nos demais, somou 371.577 votos, figurou entre os cinco mais votados em 138 municípios e fez 2,7 vezes o quociente eleitoral, o maior em 28 anos.

Veja também

Mandatos coletivos avançam, mas ainda sofrem resistência
Política

Mandatos coletivos avançam, mas ainda sofrem resistência

Jair Bolsonaro evita Fórum Econômico Mundial de novo
Política

Jair Bolsonaro evita Fórum Econômico Mundial de novo