Política

Depois de jantar com Wagner, Paulo recebe ligação de Haddad

Ex-prefeito de São Paulo telefonou ontem para o socialista após visitar Lula

Fernando-Haddad-e-Paulo-CâmaraFernando-Haddad-e-Paulo-Câmara - Foto: Divulgação

A definição do PT sobre candidatura própria em Pernambuco ficou para o dia 10 de junho. Se falta algum tempo para os petistas se posicionarem em definitivo, sobram sinalizações de que o partido e o PSB avançam no sentido de uma aliança. Ontem, foi o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, quem telefonou para o governador Paulo Câmara. Haddad deve desembarcar em Pernambuco até o final da próxima semana. Chegará ao Estado na esteira da visita do ex-governador Jaques Wagner, que, como a coluna publicou com exclusividade ontem, jantou no Palácio das Princesas na última quinta-feira. Jaques Wagner veio ao Estado especificamente para esse encontro com Câmara. Ontem, quando deu-se a reunião dos governadores do Nordeste, o ex-governador da Bahia já havia deixado o Recife. Segundo o governador Rui Costa (BA), Jaques Wagner "trouxe os informes da visita dele ao presidente Lula". Rui sublinhou que o ex-governador da Bahia esteve na semana passada com o ex-presidente e que, durante o jantar oferecido por Paulo Câmara, Wagner "ajudou na reflexão do quadro conjuntural". Segundo fontes petistas observam, nas coxias, o aval já foi dado por Lula para que o PT e o PSB caminhem juntos em Pernambuco, o que deve acarretar uma composição em Minas Gerais, cujo governador, Fernando Pimentel, esteve também no jantar com Jaques Wagner. Na última quinta-feira, Haddad também esteve com Lula e a situação específica de Pernambuco foi à pauta. Não à toa, o ex-prefeito de São Paulo saiu da visita ao líder-mor do PT enaltecendo as "boas ideias" de Paulo Câmara. Na esteira, telefonou, ontem, para o governador de Pernambuco. A data da visita ao Recife ainda está para ser fechada em função das agendas de ambos. Segundo petistas, "não foi de graça" que Haddad deixou o encontro com Lula falando no nome de Câmara. Os integrantes do PT criam o cenário, o governador de Pernambuco já fez os gestos e o PT, agora, conta com prazo. Mas, segundo os envolvidos, não falta nada, só anunciar a aliança.

Com prazo, sem pressa
A decisão do PSB sobre candidatura presidencial não deve sair antes de junho, segundo socialistas. Em outras palavras, caso o partido vá optar por apoiar Ciro Gomes, isso não deve interferir nas decisões regionais. Em Pernambuco, o PT cravou 10 de junho para decisão.

Desjejum > Antes do Encontro de Governadores do Nordeste, o senador Humberto Costa tomou café da manhã com os governadores Fernando Pimentel, Renan Filho, Wellington Dias e Rui Costa no Hotel Atlante Plaza.

Presente > Humberto, cujo nome é cotado para estar na chapa de Paulo Câmara, também foi ao Campo das Princesas.

Não acho > Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho não considera que uma decisão do PSB de votar em Ciro Gomes seria impeditivo para composições regionais com o PT.

Altruísmo > Coutinho alerta que "o PT como nenhum outro partido pode ser exclusivista nesse momento". E detalha: "Nenhum partido, incluindo o PT, pode considerar que só tem eleição se for com candidato próprio". E arremata: "Não penso dessa forma. Isso é ruim para consolidação disso que chamo de campo democrático, não falo nem campo de esquerda".

Utópico > O senador Humberto Costa diz que "esperar que o PT abra mão de ter uma candidatura não é uma avaliação realista".

Com Ciro > Os governadores do Ceará, Camilo Santana, e do Piauí, Wellington Dias, estão entre os que defendem Ciro Gomes como alternativa para a unidade da centro-esquerda.

Veja também

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes
Brasil

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes

Nísia entrega cabeça de auxiliar para ficar no cargo; confira a coluna desta quinta (28)
CLÁUDIO HUMBERTO

Nísia entrega cabeça de auxiliar para ficar no cargo; confira a coluna desta quinta (28)

Newsletter