Deputados veem gesto e aguardam votação da LDO para terça

Esforço, na Alepe,é para votar no mesmo dia a PEC 04/2019 e a LDO

Waldemar BorgesWaldemar Borges - Foto: Arthur Mota

Os deputados estaduais estão num esforço para votar no mesmo dia a PEC 04/2019- que estabelece o limite de 0,4% da Receita Corrente Líquida em emendas para cada deputado- e a LDO. A lógica, segundo o deputado Waldemar Borges é não haver desencontro de datas. Os parlamentares não votaram ainda a referida PEC em 2º turno, mas o governo, em um aceno ao legislativo, já incluiu na LDO a previsão do novo percentual para os deputados. “A gente está tentando ver se PEC é votada no mesmo dia que for votada a LDO para não haver desencontro de datas. Mas não há nada que impeça o governo de fazer isso (antecipar) e ele faz atendendo pleito da Casa”, explica o socialista. Waldemar diz que adiantar a inclusão na LOA foi “gesto” da administração em resposta à negociação e realça que “a preocupação, agora, da qual o próprio governo comunga, é de que as emendas possam ser executadas”. Da oposição, o deputado Antonio Coelho tem avaliação coincidente em relação ao “gesto” do governo de incorporar a proposta na LDO de antemão. “A LDO deve ser aprovada na próxima terça-feira. O presidente Eriberto Medeiros ainda vai ver a data, mas acreditamos que será na terça ou quarta-feira”, projeta Antonio, lembrando que o escalonamento previsto deve levar o percentual a 0,55, a partir de 2022.

Jornada Eleitoral

Joelson Dias, ex-ministro do TSE, estará em Caruaru, no próximo dia 27, para a instalação do Instituto de Direito Eleitoral do Nordeste (IDELNOR). Vai proferir a palestra inaugural da entidade, que será presidida pelo advogado Bruno Martins

Caixa de sugestão > Em Araripina, em meio à agenda do Todos por Pernambuco - que aporta, hoje, em Salgueiro - o secretário de Planejamento do Estado, Alexandre Rebêlo, apresentou a metodologia do programa e destacou que propostas devem ser feitas pela população, presencialmente, na cabine digital e no site: www.participa.pe.gov.br.
Jardim > O presidente do IPA, Odacy Amorim, inaugurou junto com o governador Paulo Câmara, na Escola Maria Wilza Barros, em Petrolina, o primeiro jardim produtivo e medicinal do Estado. O espaço poderá ser utilizado por alunos, familiares e moradores da comunidade. A ação é fruto de parceria do IPA com a Secretaria de Educação.
Páreo > Odacy é um dos nomes cotados na base governista para concorrer à Prefeitura de Petrolina. A ala do governo trabalha com a tese de múltiplas candidaturas na cidade, que deve ter 2º turno e é governada por Miguel Coelho. Ontem, a Compesa foi motivo de troca de acusações entre outro pré-candidato, Lucas Ramos, e Miguel, que acabou chamando o socialista de “menino de recado da Compesa”.
Construção... - O PSOL estreou, ontem, no Recife, uma ferramenta de escuta da população via internet. A sigla lançou o site www.recifearretado.com.br. A iniciativa é da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, entidade é vinculada ao partido.
...coletiva - No Agosto das Juventudes, ato de rua que tem concentração hoje à tarde no Parque Treze de Maio, haverá formulários do Recife Arretado para colher das pessoas as prioridades para cidade.
Biomas > Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, ministra, hoje, colóquio, na UFPE, sobre monitoramento dos biomas, às 16h, no Auditório Professor Newton Maia, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE.

Veja também

Bolsonaro adota a tática do 'morde e assopra' para manter Guedes
Ministério da Economia

Bolsonaro adota a tática do 'morde e assopra' para manter Guedes

Bolsonaro escanteia seus rivais e fideliza evangélicos para 2022
ESTRATÉGIA

Bolsonaro escanteia seus rivais e fideliza evangélicos para 2022