Deputados veem gesto e aguardam votação da LDO para terça

Esforço, na Alepe,é para votar no mesmo dia a PEC 04/2019 e a LDO

Waldemar BorgesWaldemar Borges - Foto: Arthur Mota

Os deputados estaduais estão num esforço para votar no mesmo dia a PEC 04/2019- que estabelece o limite de 0,4% da Receita Corrente Líquida em emendas para cada deputado- e a LDO. A lógica, segundo o deputado Waldemar Borges é não haver desencontro de datas. Os parlamentares não votaram ainda a referida PEC em 2º turno, mas o governo, em um aceno ao legislativo, já incluiu na LDO a previsão do novo percentual para os deputados. “A gente está tentando ver se PEC é votada no mesmo dia que for votada a LDO para não haver desencontro de datas. Mas não há nada que impeça o governo de fazer isso (antecipar) e ele faz atendendo pleito da Casa”, explica o socialista. Waldemar diz que adiantar a inclusão na LOA foi “gesto” da administração em resposta à negociação e realça que “a preocupação, agora, da qual o próprio governo comunga, é de que as emendas possam ser executadas”. Da oposição, o deputado Antonio Coelho tem avaliação coincidente em relação ao “gesto” do governo de incorporar a proposta na LDO de antemão. “A LDO deve ser aprovada na próxima terça-feira. O presidente Eriberto Medeiros ainda vai ver a data, mas acreditamos que será na terça ou quarta-feira”, projeta Antonio, lembrando que o escalonamento previsto deve levar o percentual a 0,55, a partir de 2022.

Jornada Eleitoral

Joelson Dias, ex-ministro do TSE, estará em Caruaru, no próximo dia 27, para a instalação do Instituto de Direito Eleitoral do Nordeste (IDELNOR). Vai proferir a palestra inaugural da entidade, que será presidida pelo advogado Bruno Martins

Caixa de sugestão > Em Araripina, em meio à agenda do Todos por Pernambuco - que aporta, hoje, em Salgueiro - o secretário de Planejamento do Estado, Alexandre Rebêlo, apresentou a metodologia do programa e destacou que propostas devem ser feitas pela população, presencialmente, na cabine digital e no site: www.participa.pe.gov.br.
Jardim > O presidente do IPA, Odacy Amorim, inaugurou junto com o governador Paulo Câmara, na Escola Maria Wilza Barros, em Petrolina, o primeiro jardim produtivo e medicinal do Estado. O espaço poderá ser utilizado por alunos, familiares e moradores da comunidade. A ação é fruto de parceria do IPA com a Secretaria de Educação.
Páreo > Odacy é um dos nomes cotados na base governista para concorrer à Prefeitura de Petrolina. A ala do governo trabalha com a tese de múltiplas candidaturas na cidade, que deve ter 2º turno e é governada por Miguel Coelho. Ontem, a Compesa foi motivo de troca de acusações entre outro pré-candidato, Lucas Ramos, e Miguel, que acabou chamando o socialista de “menino de recado da Compesa”.
Construção... - O PSOL estreou, ontem, no Recife, uma ferramenta de escuta da população via internet. A sigla lançou o site www.recifearretado.com.br. A iniciativa é da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, entidade é vinculada ao partido.
...coletiva - No Agosto das Juventudes, ato de rua que tem concentração hoje à tarde no Parque Treze de Maio, haverá formulários do Recife Arretado para colher das pessoas as prioridades para cidade.
Biomas > Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, ministra, hoje, colóquio, na UFPE, sobre monitoramento dos biomas, às 16h, no Auditório Professor Newton Maia, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE.

Veja também

Campanha das eleições municipais começa neste domingo
Justiça Eleitoral

Campanha das eleições municipais começa neste domingo

Ministro da Educação diz que jamais incentivou discriminação
Polêmica

Ministro da Educação diz que jamais incentivou discriminação