Logo Folha de Pernambuco

Política

Direita protesta contra Lula com Pixulekos e cartaz em inglês

Em São Paulo, cerca de 200 manifestantes inflaram o boneco Pixuleko ao som do Hino Nacional

Manifestantes comemoram condenação do ex-presidente Lula na Avenida Paulista Manifestantes comemoram condenação do ex-presidente Lula na Avenida Paulista  - Foto: Bruno Rocha /Fotoarena/Folhapress

Protestos contra o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (24) tiveram Pixulekos, cartazes em inglês e críticas ao petista. Em São Paulo, cerca de 200 manifestantes inflaram o boneco Pixuleko ao som do Hino Nacional para pedir a prisão de Lula, cuja condenação foi confirmada em segunda instância.

No ato, realizado na avenida Paulista, representantes dos movimentos MBL, Revoltados Online, #Nas Ruas e São Paulo Conservador discursaram em carros de som clamando por "justiça", "Lula na cadeia" e "Bolsonaro 2018". Carla Zambelli, do movimento #Nas Ruas, subiu em um dos carros de som em frente ao Masp e alertou os manifestantes sobre uma "possível fuga de Lula para a Etiópia", se condenado.

Leia também
Lula pode ser preso em pouco tempo, dizem criminalistas
Tribunal mantém condenação de Lula por unanimidade

"Recebemos a informação de que dois ou três assessores pessoais dele foram enviados à Etiópia, que é um país que não tem acordo de extradição com o Brasil. Então, há essa especulação de que ele fuja para a Etiópia, não teria por que mandar os assessores sozinhos. São os assessores que viajam com ele", disse Zambelli à reportagem.

"Nós vamos atrás dele na Etiópia, onde estiver", disse ela mais cedo no carro de som, arrancando aplausos e gritos de "lu-la-na-cadeia". Presente à manifestação, o casal Ricardo Siqueira e Ana Bolsonaro não quis informar se há parentesco com o pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro, mas não negou ser da família.

Ainda antes do final do julgamento, ele se disseram "confiantes". "Lula vai ser condenado por três a zero e com aumento de pena, tenho certeza absoluta", apostou Ricardo. Ana finaliza celebrando o sobrenome: "E Bolsonaro 2018, com certeza!"

Em Porto Alegre, onde ocorreu o julgamento, apenas vendedores ambulantes de bandeiras do Brasil, camisas verdes e amarelada e Pixulekos, além de um grupo de defensores da intervenção militar, reuniram-se no parque Moinhos de Vento, reduto antilulista. Entre apoiadores do militares, até uma frase em inglês foi colocada para alertar contra o que chamam de "governo comunista", destacando que 93% da população brasileira temeria o comunismo.

Veja também

PCdoB oficializa saída de Manuela d'Ávila, vice de Fernando Haddad nas eleições de 2018
DESFILIAÇÃO

PCdoB oficializa saída de Manuela d'Ávila, vice de Fernando Haddad nas eleições de 2018

Gilberto Kassab diz que PSD foi beneficiado porque os eleitores fugiram do radicalismo
ENTREVISTA

Gilberto Kassab diz que PSD foi beneficiado porque os eleitores fugiram do radicalismo

Newsletter