DO PL

Do mesmo partido de Bolsonaro, Tiririca foi contra o governo em metade das votações desde 2019

Deputado federal do PL foi um dos três parlamentares da sigla que votou contra o homeschooling

TiriricaTiririca - Foto: Wikimedia Commons

Um dos projetos mais defendidos pela bancada bolsonarista na Câmara não contou com o apoio de três deputados do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro: Tiririca (SP), Fernando Rodolfo (PE) e Junior Mano (CE) votaram contra o homeschooling, o ensino domiciliar, proposta aprovada nesta quarta-feira e que seguirá para análise do Senado.

Um levantamento feito pelo Globo aponta que essa não é uma novidade no mandato de Tiririca: em 46% das votações desde 2019 em que o governo fez alguma orientação, o deputado desobedeceu ao Palácio do Planalto. O grau de adesão está, inclusive, abaixo da média do Congresso Nacional, que é de 66%.

Os dados compreendem todas as votações realizadas na Câmara dos Deputados em que o governo orientou a bancada desde o início da atual legislatura em 2019. Na atual bancada do PL, a obediência de Tiririca só foi maior no período do que em relação a duas deputadas, Rosana Valle (SP) e Silvia Cristina (RO). As duas, entretanto, migraram na janela partidária em março: até então, eram filiadas ao PSB e PDT, respectivamente, que fazem oposição ao governo Bolsonaro.

O projeto aprovado na quarta-feira regulamenta o ensino domiciliar: na prática, o texto permite que pais eduquem seus filhos por conta própria, em casa. A votação teve 264 votos favoráveis e 144 votos contrários ao texto.

A maioria dos deputados aprovou, nesta quarta-feira, o texto-base do projeto que permite a pais educarem seus filhos por conta própria em casa. A votação do texto que regulamenta o chamado homeschooling, o ensino domiciliar, foi relâmpago e rachou a bancada da educação na casa. Foram 264 votos favoráveis e 144 contrários ao texto.

O projeto, que ainda precisa ser aprovado pelo Senado antes de ser enviado para sanção do presidente Jair Bolsonaro, exige que um dos pais tenha ensino superior completo e que a criança seja matriculada em uma instituição de ensino credenciada. Caso o estudante seja reprovado por dois anos consecutivos ou três anos não consecutivos, os pais perdem o direito ao ensino domiciliar.

O Globo procurou o deputado por meio de sua assessoria e aguarda um posicionamento.

Veja também

Lula nega que governo tenha problemas com Congresso: "Situações normais da política"
GOVERNO LULA

Lula nega que governo tenha problemas com Congresso: "Situações normais da política"

Fim das faixas salariais reinicia tramitação após aprovação de relatório da deputada Gleide Ângelo
BLOG DA FOLHA

Fim das faixas salariais reinicia tramitação após aprovação de relatório da deputada Gleide Ângelo

Newsletter