Eike ainda não recebeu visitas de parentes na cadeia

Parentes têm direito a visita mediante um cadastro na secretaria.

Eike BatistaEike Batista - Foto: Folhapress

O empresário Eike Batista, preso desde a última segunda-feira (30), ainda não recebeu visita de parentes na cadeia. Apenas o advogado o visitou nos últimos três dias. A informação foi confirmada pela Seap (Secretaria de Administração Penitenciária).

Eike está preso na cadeia de Bangu 9, na zona norte no Rio. Parentes têm direito a visita mediante um cadastro na secretaria. São solicitados documentos básicos e comprovante de grau de parentesco com o preso. A partir daí, faz-se uma carteirinha que dá acesso ao presídio nos dias de visita. O registro demora no mínimo 15 dias. Há relatos de demora de até dois meses.

A exceção é a visita do advogado, que tem acesso livre ao preso, sem necessidade de registro prévio. Familiares têm direito a visitar o preso sem o registro desde que a direção do presídio aprove.

Parentes podem enviar ofício ao diretor da cadeia via advogado do preso solicitando visitas antes do o registro ficar pronto. Segundo a Seap, nenhum parente de Eike ainda entrou com pedido dessa natureza.

Eike não tem curso superior e, portanto, direito à cela especial. Ele divide cela com outros presos na Operação Eficiência, o doleiro Álvaro José Galliez Novis e Wagner Jordão Garcia.

Cinco pessoas dividem a cela de 15 m² onde está o empresário. O local possui uma televisão, ventilador e três beliches.

Família

Embora ainda não tenha ido visitá-lo, a família de Eike faz campanha em defesa do empresário nas redes sociais. O filho do meio de Eike, o DJ Olin Batista já fez duas publicações de apoio ao pai.

Ele criou a hashtag #ForçaEikeEstamosComVocê, que acompanha as mensagens sobre o pai.

Ex-mulher do empresário, a atriz Luma de Oliveira, também havia dado declaração em favor do empresário em uma rede social.

"[Ele] Fez muitos investimentos no nosso país com recursos próprios. Infelizmente, parece que os empresários ficam acuados por pseudogovernantes. Lamentável", disse ela.

O filho mais velho, Thor, ainda não se pronunciou sobre a prisão do pai

Veja também

Tribunal de Contas absolve Dilma Rousseff no caso da refinaria de Pasadena
DECISÃO

Tribunal de Contas absolve Dilma Rousseff no caso da refinaria de Pasadena

CPI deverá agravar ambiente político no Brasil
EDMAR LYRA

CPI deverá agravar ambiente político no Brasil