CPI da Covid

Élcio Franco diz que decisão de adquirir somente 10% de doses pelo Covax Facility partiu dele

O consórcio permitia a compra pelos países de vacinas para até 50% do tamanho da população

Ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Antônio Elcio Franco Filho, diz que não recebeu ordens superiores que teriam levado a atraso na compra da CoronaVacEx-secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Antônio Elcio Franco Filho, diz que não recebeu ordens superiores que teriam levado a atraso na compra da CoronaVac - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O ex-secretario-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse que a decisão de comprar apenas 10% de doses de vacinas por meio do consórcio Covax Facility foi dele e de outros técnicos do Ministério da Saúde.
 
O argumento é de que a pasta já havia fechado contrato para a encomenda tecnológica com a Fiocruz/Astrazeneca e estava em tratativas com o Butantan, o que já garantiria mais de 256 milhões de doses para o país.


O consórcio permitia a compra pelos países de vacinas para até 50% do tamanho da população.
 
"Isso foi uma decisão ouvindo todos os técnicos do ministério até a assinatura final do contrato pelo ministro da Saúde, ouvindo todos os técnicos. Eu participei junto com os demais técnicos para chegarmos ao número de 10% da população brasileira."

Assista ao vivo:

Veja também

Lula defende veto da "saidinha", que deve ser derrubado pelo Congresso
JUSTIÇA

Lula defende veto da "saidinha", que deve ser derrubado pelo Congresso

Lula nega que governo tenha problemas com Congresso: "Situações normais da política"
GOVERNO LULA

Lula nega que governo tenha problemas com Congresso: "Situações normais da política"

Newsletter