Eleição em Brasília, retorno com posse em PE

Maia deve ser eleito no 1º turno e votos do PT e PCdoB somarão a favor dele

O deputado federal Jarbas Vasconcelos recebeu telefonema de Brasília. Foi indagado se queria carona no voo do ministro da Educação, Mendonça Filho, na segunda-feira, para o Sertão do Estado, onde o presidente da República, Michel Temer, cumpre agenda. O peemedebista, no entanto, agradeceu a gentileza porque já segue para a Capital Federal nesse dia. Haverá jantar na casa do líder do PPS, Rubens Bueno. Na pauta, a reabertura dos trabalhos no Congresso Nacional e a sucessão na Câmara Federal. O encontro deve reunir nomes como Benito Gama (BA), Marcus Pestana (MG), Heráclito Fortes (PI) e José Carlos Aleluia (BA). O nome da vez para presidência da Casa é o de Rodrigo Maia e a eleição, marcada para o dia 2, deve movimentar a semana. Já em Pernambuco, as atividades parlamentares do segundo biênio da atual legislatura da Alepe começam na quarta. E como a eleição já se deu, o retorno será marcado pela posse da nova Mesa, pela leitura da mensagem do governador e por discursos dos deputados Isaltino Nascimento (líder do Governo) e Sílvio Costa Filho (líder da Oposição).

Previdência em debate
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, convidou o ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Carlos Gabas, para debater a Reforma da Previdência. O evento acontece na próxima sexta-feira (3) e será realizado no mesmo dia em duas cidades: Caruaru, na Acic, às 10h, e em Recife, no SindSep, às 17h. A entrada é gratuita.

Flerte 1 > O governador Paulo Câmara acompanha a agenda de Michel Temer no Sertão na segunda-feira (30). O peemedebista passa por Serra Talhada, terra comandada pelo petista Luciano Duque, que, no entanto, vem estreitando relações com lideranças governistas.

Flerte 2 > No início do mês, Duque acompanhou visita que os secretários Felipe Carreras e Sebastião Oliveira fizeram à pista do aeroporto da cidade, onde a Azul pretende operar voos ainda este ano. Duque é visto como "cordial", embora não haja conversa mais adiantada ainda.

Tamanho > O PP já trabalha a chapinha de deputados estaduais para o pleito de 2018. Por enquanto, são 29 pré-candidatos. Feitas as contas, há previsão de uma soma de 695 mil votos. O dirigente estadual da sigla, Eduardo da Fonte, tem dito que, nessas contas, não erra. Hoje, os progressistas contam com seis deputados e meta é, no mínimo, manter.

Segue... > Mesmo com o STF em compasso de espera em razão da tragédia envolvendo Teori Zavascki, a defesa do senador Fernando Bezerra Coelho protocolou, na última quinta, uma "questão de ordem", referente ao inquérito 4.005, dando prosseguimento às últimas movimentações no processo, registradas pela coluna na última quinta também.

...o... > A defesa quer que Janot comprove ter juntado ao processo todos os documentos que usará na acusação, pois "todo e qualquer documento que não tenha sido juntado tem poder devastador de cercear a defesa do denunciado".

...processo > Os advogados pedem também a anulação da intimação para responder a ação criminal, enquanto não ficar comprovado que Janot colocou no processo todos os documentos. Registrando a tragédia que atingiu Teori, pedem que a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, assuma a decisão sobre a "questão de ordem". 

Veja também

Em live, Bolsonaro cita denúncia de vídeo de astrólogo que faz acupuntura em árvores
LIVE

Em live, Bolsonaro cita denúncia de vídeo de astrólogo que faz acupuntura em árvores

Após três anos falando em fraude eleitoral, Bolsonaro assume não ter prova e cita astrólogo
Live

Após três anos falando em fraude eleitoral, Bolsonaro assume não ter prova e cita astrólogo