Eleições atípicas em dois municípios de PE

Candidaturas inválidas “venceram” a eleição para prefeito em Ipojuca e Belo Jardim

Por causa do grande número de estudantes, audiência foi transferida para o lado de fora da AlepePor causa do grande número de estudantes, audiência foi transferida para o lado de fora da Alepe - Foto: Clemilson Campos/Folha de Pernambuco

Duas candidaturas inválidas “venceram” a eleição para prefeito. Em Ipojuca, no Litoral Sul do Estado, Romero Sales (PTB) concorreu sub judice e teve 8,7 mil votos a mais que o prefeito eleito, Carlos Santana (PSDB). Romero Sales teve candidatura indeferida por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco na última quarta-feira.

Foi justamente a coligação de Santana que entrou na Justiça Eleitoral contra ele. No final das contas, Santana não teve adversários, porque um terceiro candidato, o Gaúcho (PRB), renunciou à própria candidatura e foi votado 81 vezes, deixando a eleição de 2016 da cidade ainda mais incomum.

Outro caso de candidaturas indeferidas aconteceu em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, João Mendonça (PSB), da coligação Belo Jardim em Boas Mãos teve 16 mil votos e encabeçou a lista dos mais votados da cidade. O problema é que Mendonça - que é, inclusive, o atual prefeito - está inelegível até 2020.

Ele foi condenado por ato doloso de improbidade administrativa, que importou na lesão ao patrimônio público e o enriquecimento ilícito. O prefeito entrou com um recurso junto à Justiça Eleitoral, mas o pedido não foi aceito pelo desembargador eleitoral Vladimir Souza Carvalho.

Já em Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste, o candidato Clodoaldo (PMN) teve 83 votos, que não serão computados porque a candidatura foi renunciada. A candidatura de Clodoaldo havia sido impugnada pela Justiça, mas a situação foi revertida. Por outro lado, a candidata a vice-prefeita dele, Conceição Silva, se filiou ao partido depois do tempo exigido pela Lei Eleitoral.

Cabo
No Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral venceu a eleição, com 55,53%. O postulante do PSDB, Betinho Gomes, teve 36,51% dos votos.

Veja também

Eleições: candidatos agora só podem ser presos em flagrante
Política

Eleições: candidatos agora só podem ser presos em flagrante

Guia eleitoral do Recife dá ressonância a farpas e propostas
Eleições 2020

Guia eleitoral do Recife dá ressonância a farpas e propostas