Política

Em feriado, Bolsonaro chora, canta com a mãe, revê irmão e sobrevoa jazidas em SP

Ele viajou acompanhado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do filho Eduardo Bolsonaro e do deputado federal Marco Feliciano

BolsonaroBolsonaro - Foto: Alan Santos/PR/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro visitou na manhã desta quinta-feira (20) o Vale do Ribeira, no interior do estado de SP, sua região de origem.Ele viajou acompanhado do ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, do filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e do também deputado federal Marco Feliciano (Pode-SP).

Bolsonaro passou primeiro em Eldorado Paulista, cidade onde foi criado. Lá, visitou a mãe e irmãos. Nas redes sociais, seu filho Eduardo postou um vídeo do momento da chegada do presidente. Bolsonaro se emocionou.

A mãe do presidente vive em Cajati, cidade de 28 mil habitantes no Vale do Ribeira, que fica 230 km ao sul de São Paulo. Mora num condomínio fechado, com Vânia, a mais nova de seus seis filhos.

Leia também:
Nota 10 pro Moro, subiu no meu conceito, diz Bolsonaro sobre explicações no Senado
Desembargador suspende quebra de sigilo de empresa no caso Flávio Bolsonaro

Cinco dos seis filhos –Jair é o terceiro– moram no Vale do Ribeira: além de Vânia, Maria Denise, Renato Antônio, Angelo Guido e Maria Solange estão num raio próximo à mãe. Desde que assumiu a Presidência, os encontros de Jair com a mãe são cada vez mais raros. O presidente costuma conversar com a mãe com chamadas de vídeo pelo celular.

Grafita
Depois, o presidente sobrevoou a região de Miracatu para ver jazidas de grafita no município. Após processo industrial, o mineral dá origem ao grafeno, cuja principal aplicação hoje é em baterias para veículos elétricos e híbridos.

O Brasil tem a 4ª maior reserva mundial de grafita, mas a exploração se concentra em Minas Gerais e na Bahia. Desde a campanha, Bolsonaro defende a exploração de minerais como a grafita ou metais como o nióbio, em que costuma dizer que está "a janela de oportunidades" do Brasil.

Em Miracatu, Bolsonaro almoçou com o irmão Renato Bolsonaro, além de políticos locais, como o prefeito Ezigomar Pessoa (PSDB) e vereadores da cidade.Em 2016, Renato se candidatou pelo PR à Prefeitura de Miracatu, mas foi derrotado na disputa. Em 2018, foi exonerado do cargo de assessor especial parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por suspeita de ser um funcionário fantasma.

Antes do almoço, Bolsonaro parou para cumprimentar pessoas que aguardavam sua chegada e tirar fotos. Além dos habitantes de Miracatu, havia também moradores de outras cidades da região. Foi aplaudido e ouviu gritos de "mito".

Uma moradora da cidade que aguardava a chegada do presidente dizia que "hoje é um dia de festa para Miracatu".

Veja também

Janja é anunciada em evento da Global Citizen em NY sobre combate à pobreza extrema
MUNDO

Janja é anunciada em evento da Global Citizen em NY sobre combate à pobreza extrema

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil
brasil

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

Newsletter