Educação

Em primeiro grande ato de inauguração, João Campos entrega nova sede de escola no Morro da Conceição

Escola Municipal Córrego do Euclides teve capacidade de alunos ampliada em 150%

Prefeito João Campos inaugura nova sede de escola no Morro da ConceiçãoPrefeito João Campos inaugura nova sede de escola no Morro da Conceição - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), inaugurou, nesta quinta-feira (14), a nova sede da Escola Municipal Córrego do Euclides, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. O novo equipamento aumentou em 150% a capacidade de alunos em relação à sede anterior (de 120 para 306) e passa a atender estudantes do pré-escolar até o quinto ano. Primeiro grande ato de inauguração da gestão de João, a escola foi amplamente reformada e conta agora com sala de leitura e duas salas de tecnologia. O investimento foi de R$ 1,6 milhão. 

“A primeira obra entregue, inaugurada pela nossa gestão não podia ser diferente, é uma escola. Vamos nesses quatro anos dedicar nosso tempo, energia e orçamento integralmente na educação”, garantiu o prefeito João Campos. O gestor afirmou ainda que o objetivo de melhorar a aprendizagem na rede municipal, passa, entre outras coisas, pela melhoria da estrutura dos equipamentos de educação.

“Antigamente eram três salas de aula em um espaço muito menor. Agora são mais de oitos salas, equipamentos de qualidade, uma biblioteca de altíssimo nível. O desafio pela melhoria da aprendizagem perpassa por vários aspectos, um deles é a estrutura escolar”, disse João, destacando que, ainda como deputado, acompanhou a execução da obra, iniciada durante a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB).

O secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, ressaltou que, desde o final de 2020, a gestão já vinha focada na inauguração da escola. “É um símbolo importante para o prefeito, ele tem uma das suas pautas prioritárias a educação. Desde o final do ano passado, aceleramos o projeto da escola para, já no começo de 2021, entregar para comunidade esse sonho antigo. Já existia uma escola menor, que comportava cerca de 100 estudantes, mas sem estrutura adequada. Agora, temos um prédio totalmente novo, que vai receber cerca de 300 estudantes”, disse Fred Amâncio, sublinhando que a meta de João Campos “é elevar a qualidade da educação no Recife”. 

Renata Maria da Silva representa os pais dos alunos no conselho da escola. Mãe de Fábio Júlio da Silva, que vai cursar o quinto ano, e de Fabrício Júlio da Silva, que será aluno do primeiro ano, ela enfatiza que a nova sede do equipamento traz ganhos estruturais para os alunos, além de facilitar a rotina dos pais. “Nem se compara ao que era antes da reforma. A outra era pequena, não tinha espaço. Fabrício, meu filho mais novo, não podia estudar na outra, e eu tinha que andar bastante. Deixava Fábio aqui e corria para a outra escola. Agora, os dois vão poder estar aqui, bem perto de casa. Isso facilita minha rotina, bem mais prático, bem mais rápido. E agora eles têm área de lazer, área de leitura”, afirma Renata. 

Volta às aulas
Fred Amâncio afirmou também que ainda não há previsão de retorno às aulas presenciais na Prefeitura do Recife, em 2021. Ele destacou que o Comitê Estadual de Combate à Covid e o prefeito João Campos seguem monitorando permanentemente os dados referentes à doença. “Não temos definição sobre a retomada, mas o equipamento, mesmo com as aulas remotas, já dá um apoio muito grande na estrutura da escola e aos professores, para começar um trabalho diferenciado com os estudantes. Com certeza, quando pudermos ter o retorno das aulas presenciais, iremos impactar ainda mais a vida desses estudantes”, pontuou o secretário. 

Veja também

Com apoio da oposição, manifestantes fazem carreatas por impeachment pelo país
Impeachment

Com apoio da oposição, manifestantes fazem carreatas por impeachment pelo país

Carreata no Recife pede impeachment de Bolsonaro e vacinação para todos
BLOG DA FOLHA

Carreata no Recife pede impeachment de Bolsonaro e vacinação para todos