Entre chances de candidatura própria e o prazo de filiação

Entre oposicionistas, calcula-se que a decisão de ordem jurídica pesará sobre o MDB se, até o dia 7 de abril, nenhum dos dois lados deixar o partido

PE Quer MudarPE Quer Mudar - Foto: Divulgação

   AinAinda em setembro de 2017, o presidente nacional do MDB, Romero Jucá, em sua conta no Twitter, registrou que o senador Fernando Bezerra Coelho "fez a opção (de ingressar no MDB) para sair como candidato do partido em Pernambuco". Referia-se à candidatura majoritária, que seria o motivo de fortalecimento da sigla no Estado, uma vez que o partido, na aliança de Paulo Câmara, não lançaria nome na disputa pelo Palácio das Princesas. Na convenção da sigla, Jucá chegou a prever que o processo de intervenção em Pernambuco estaria concluído até o fim de janeiro. De lá para cá, o caso de arrasta na Justiça. Ontem, uma decisão da 26ª Vara Cível da Capital, assinada pelo juiz Otoniel Ferreira dos Santos, determina "a suspensão imediata o trâmite do processo de dissolução do Diretório Estadual do PMDB em Pernambuco". No último final de semana, o grupo de oposição Pernambuco Quer Mudar confirmou, como a coluna cantara a pedra, que terá apenas um candidato ao Governo de Pernambuco, o que pode reduzir as chances de o MDB encabeçar uma chapa. A oposição, além do nome de Fernando, também trabalha com o de Armando Monteiro Neto. Entre oposicionistas, o cálculo que se faz é que a decisão de ordem jurídica só pesará sobre o MDB se, até o dia 7 de abril, prazo para janela partidária, nenhum dos dois lados deixar o partido. "Quem sair primeiro do partido entrega ao outro. Se ficarem os dois, a decisão será de ordem jurídica", argumenta um membro da oposição em reserva. E emenda: "A aposta que a maioria faz é que FBC, na pior das hipóteses, continua senador. E Jarbas Vasconcelos e Raul Henry não bancariam o risco de pedir legenda à Fernando Bezerra Coelho". O embate já dura seis meses e o prazo para mudança de partido vai ficando mais próximo. Nesse tempo, a oposição afunilou os planos para um nome só, o que pode inviabilizar a intenção do MDB nacional de ter candidatura própria no Estado.

Olho no tempo de TV
Na Frente Popular, há quem já faça um cálculo de que mantendo o PMDB e atraindo o PT, a aliança de Paulo Câmara teria quatro dos cinco partidos com maiores tempos de TV: PT, PMDB, PP e PSD.

Chapão > Não estava anunciado, mas integrantes da oposição asseguram que, além da majoritária, a questão proporcional também foi resolvida. Havia dúvidas se o PSDB sairia sozinho, por exemplo, ou se seriam construções diferentes para estadual e federal. Mas bateu-se o martelo que apresentar um chapão para estadual e outro para federal será a melhor opção.

Carta... > Os governadores do Nordeste se reúnem em Teresina, hoje, para debater Segurança Pública. Do encontro, deve sair a Carta de Teresina, um documento redigido por secretários de Segurança e de Justiça. Eles se reuniram ontem para construir o argumento.

...de Teresina > Todos os chefes de Estado confirmaram presença no evento. Vão se debruçar sobre a criação do fundo nacional para segurança, apresentado pelo Governo Federal, na última quinta. Paulo Câmara estará presente.

Mobilização > O presidente da Câmara de Vereadores de Palmares, Saulo Acioli, está organizando uma romaria que deve sair de Palmares até o Palácio do Campo das Princesas. O vereador cobra barragens da Mata Sul, lembrando que o governo prometeu cinco.

Espaço > O deputado federal Danilo Cabral agora faz parte da executiva nacional do seu partido, o PSB. Durante o Congresso da sigla, em Brasília, Danilo foi eleito vice-presidente Nacional de Relações Parlamentares. O cargo vai dar ao deputado mais espaço nas discussões internas.

Veja também

Justiça ordena bloqueio de bens de Cristiane Brasil e Pedro Fernandes
Rio de Janeiro

Justiça ordena bloqueio de bens de Cristiane Brasil e Pedro Fernandes

Charbel diz que vai dar crédito para recifense sair de palafitas e escolher onde morar
Eleições 2020

Charbel diz que vai dar crédito para recifense sair de palafitas e escolher onde morar