A-A+

Entre romper com o PSB e dividir espaço com Bolsonaro

Marina defendeu "programa" ao romper com o PSB. Ontem, Lossio estampou foto com Bolsonaro

Encontro de Julio Lócio com simpatizantes de BolsonaroEncontro de Julio Lócio com simpatizantes de Bolsonaro - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Ainda em junho, Marina Silva não titubeou ao ser indagada sobre o rompimento com o Governo Paulo Câmara em Pernambuco. "Nos estados onde houve a compreensão de que o melhor caminho era sair de uma forma respeitosa do governo, as pessoas saíram do governo. Porque, para nós, não é uma questão de cargos, é o programa", devolvera ela em entrevista à coluna digital No Cafezinho, desta Folha. A Rede comandava, na administração socialista, a pasta de Meio Ambiente. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, chegou a disparar críticas em relação à saída da Rede de alianças nos seguintes locais: Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal. Siqueira, a partir dali, subira o tom, ironizando que uma composição nacional do PSB com a Rede seria "um sonho". Ontem, no dia que a executiva estadual o PSB anunciou a expulsão da prefeita de Panelas, Joelma Campos, por declarar apoio ao candidato a Jair Bolsonaro e aderir à postulação do palanque adversário, o candidato da Rede a governador de Pernambuco, Julio Lossio, protagonizou almoço no qual recebeu, formalmente, apoio de dois nomes que apoiam Bolsonaro: Coronel Meira e Gilson Machado. O material de campanha exposto exibia foto de Lossio ao lado da esposa, Andrea, candidata a deputada estadual, do Coronel Meira, que concorre a federal e de Bolsonaro. Antes mesmo desse episódio, o clima na legenda, em Pernambuco, já não andava bom. Ontem, a Executiva Nacional da Rede documentou o incômodo. A direção notificou Lossio e deu 24 horas para ele se manifestar sobre a aproximação com bolsonaristas. Se vale mais o fator "programa", como Marina advertira, o de Bolsonaro parece distante do dela. O candidato do PSL lidera as pesquisas. Marina desidrata. Por enquanto, na Rede, evita-se falar em arrependimento de ter rompido com o PSB, partido pelo qual Marina já foi candidata à Presidência da República, em 2014. A sigla espera Lossio falar. A conferir.

Expulsos por apoio a Bolsonaro
Antes que a Rede agisse no caso de Lossio e que o PSB-PE expulsasse a prefeita Joelma Campos, Carlos Siqueira já havia anunciado, na terça, a expulsão do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Orfã > Nas hostes da Rede, se admitia, ontem, a possibilidade de a sigla ficar sem candidato a governador. Ao mesmo tempo, se considerava que Lossio já não tem contado como palanque pró-Marina.

Quem avisa > O texto no qual a Rede notifica Lossio adverte sobre "indícios de infidelidade" e avisa que eventual "não manifestação" pode ensejar "abertura de processo disciplinar e consequente expulsão e cancelamento do registro de candidatura". É assinado pelos coordenadores gerais, Laís Alves Garcia e Pedro Ivo.

PSB por dentro > Após os ex-coordenadores da Rede, Victor Lima e Atailton Tavares, pedirem renúncia à comissão executiva estadual, Lossio, à coluna, alfinetara: "Temos, na Rede, o laranja lima, verde por fora e amarelo por dentro".

Mais amarelo > Ontem, um membro da Rede, nos bastidores, sapecou: "Na minha terra, laranja lima é toda amarela". Referia-se a nomes que optaram por permanecer na gestão Paulo Câmara.

Um colorido > No PSB, o imbróglio na Rede rendeu a seguinte análise de um observador nas coxias: "O Sertão é pródigo em dar camaleões: Lossio e Fernando Bezerra Coelho".

O Mecanismo > Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas, fará palestra, hoje, sobre "os novos métodos para combater os crimes contra a Administração Pública", em evento do IDEPPE e da OAB em Caruaru.

Veja também

Bolsonaro vira 'criminoso climático' em ação nas ruas de NY antes de Assembleia da ONU
ONU

Bolsonaro vira 'criminoso climático' em ação nas ruas de NY antes de Assembleia da ONU

Sindicato acusa Prevent Senior de forçar médicos a falar que receitaram cloroquina por conta própria
CPI

Sindicato acusa Prevent Senior de forçar médicos a falar que receitaram cloroquina por conta própria