Logo Folha de Pernambuco

desmatamento

'Escrevam e guardem para me cobrar', diz Lula sobre desmatamento zero

Em conversa com correspondentes estrangeiros, presidente afirma que, pela primeira vez, países terão política comum para a Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da SilvaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A uma semana da Cúpula da Amazônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu, em entrevista a jornalistas estrangeiros, nesta quarta-feira, que o Brasil cumprirá sua promessa de acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Este é um dos principais compromissos do país para ajudar a mitigar os efeitos do aquecimento global.

— O Brasil vai cumprir com aquilo que foi prometido. Nós vamos chegar a desmatamento zero na Amazônia em 2030. Escrevam e guardem para me cobrar — afirmou.

O presidente chamou a atenção para a reunião de líderes dos oito países amazônicos, em Belém (PA), nos dias 8 e 9, e disse que, pela primeira vez, haverá uma política comum para a região. Lula citou como questões a serem priorizadas a preservação de fronteiras, o combate ao crime organizado, o desenvolvimento econômico e a proteção de florestas.

— Acho que o mundo precisa olhar para essa reunião como o marco mais importante já feito para discutir a questão do clima. Já participei de muitas reuniões, muitas vezes fala, fala, aprova documento, e não acontece nada — disse.

Junto com o Brasil, que detém cerca de 60% da Amazônia, os demais países que têm parte da floresta são Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana e Suriname.

Veja também

Flávio Dino segue voto de Moraes para condenar Roberto Jefferson no STF
JULGAMENTO

Flávio Dino segue voto de Moraes para condenar Roberto Jefferson no STF

Comissão de Infraestrutura do Senado aprova na íntegra relatório do PL das eólicas offshore
SENADO

Comissão de Infraestrutura do Senado aprova na íntegra relatório do PL das eólicas offshore

Newsletter