Etanol: cota redistribuída minimiza danos para o Nordeste

Produtores seguem vigilantes

Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE)Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) - Foto: Anderson Stevens

Ainda falta sair no Diário Oficial, mas representantes do setor sucroenergético já conferiram a mudança na página da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia. A reunião da Camex na qual debateu-se a retificação da portaria do Governo Federal que ampliou a cota de importação do etanol sem tarifa para 750 milhões de litros deu-se na última segunda-feira. O resultado foi uma regulação da distribuição de forma a minimizar o conflito, que mobilizou a bancada do Nordeste na Câmara Federal. Pelas regras definidas, apenas 200 milhões de litros poderão ser adquiridos no exterior no período da safra - entre 31de agosto último e 29 de fevereiro de 2020. A maior parte da cota só poderá entrar no País na entressafra nordestina. Essa regulação minimiza conflitos com a região, mas produtores seguem alerta. "Essa medida que tenta restaurar as disfunções de competitividade no mercado nacional de etanol contou com o decisivo apoio da Câmara dos Deputados e a sensibilidade madura do Ministério da Agricultura", pondera o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha. E adverte: "A Novabio e os sindicatos do nordeste continuarão vigilantes".


De volta para o... 
Ao final do seu discurso na sessão solene que homenageava os 90 anos de Fernanda Montenegro, ontem, o deputado federal João Campos brincou com a conhecida mania de grandeza dos pernambucanos. Disse que não é só mania de grandeza, mas que os pernambucanos são bons de fato e citou filmes do Estado que são reverenciados pelo público e pela crítica.
..futuro > O cineasta e ator pernambucano Gabriel Mascaro, que estava próximo a João, aproveitou a deixa: "Não esqueça da Avenida Caxangá". Quem estava próximo, riu.
Um de cada > O deputado Tadeu Alencar, líder do PSB e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e Audiovisual Brasileiros, lançada ontem, anunciou que os estados brasileiros terão vice-presidentes. “Estarão todos representados, com suas culturas, que são singulares e ricas”, justifica Tadeu. Em Pernambuco, o vice estadual será o senador Humberto Costa, do PT.
Hora do... > Projeto do deputado estadual Antonio Coelho, que inclui o suco de uva integral, produzido no Vale do São Francisco, na merenda escolar da rede pública, foi aprovado ontem na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa. Detalhe: Lucas Ramos, que tem adotado postura crítica ao grupo dos Coelho, fez um gesto, disse que votaria duas vezes nesse projeto.
...recreio > Sobre o aceno, Lucas argumenta: "Isso pode favorecer o mercado produtor da fruticultura do Vale do São Francisco. Hoje, o maior consumidor é o mercado interno, as frutas de mesa. Pode estimular a implantação de fábricas de suco e favorecer a agricultura familiar".
Robin...> O afago de Lucas se deu dois dias após o socialista assinar artigo, no qual tachou o pai de Antonio, senador Fernando Bezerra Coelho, de "Robin Hood às avessas". Sem citar o nome de Fernando, Lucas referiu-se ao acordo para votação do projeto da cessão onerosa, que acabou atendendo a pleito do Sul e Sudeste.
...Wood> Lucas afirmou, no texto, que FBC "orquestrou uma manobra nos bastidores que impediu que essas novas receitas chegassem" E emendou: "Trabalhou para prejudicar Pernambuco e o Nordeste e favorecer Estados mais ricos". Pelo acordo, que viabilizou a votação, Pernambuco deixou de receber R$ 200 milhões.
Pódio > O Estado ficou com R$ 500 mi. "Em valores absolutos, trata-se da maior perda entre os estados brasileiros", grifou Lucas. 

Veja também

Ex-funcionária fantasma de Bolsonaro, Wal do Açaí registra candidatura com sobrenome do presidente
política

Ex-funcionária fantasma de Bolsonaro, Wal do Açaí registra candidatura com sobrenome do presidente

Justiça mantém obrigação para Flordelis usar tornozeleira eletrônica

Justiça mantém obrigação para Flordelis usar tornozeleira eletrônica