Ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho é preso

O juiz que presidiu a audiência decidiu que o ex-governador deve ser transferido para a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, localizada na capital paraibana.

Ricardo Coutinho (PSB)Ricardo Coutinho (PSB) - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) teve a prisão preventiva mantida na manhã desta sexta-feira (20), após audiência de custódia realizada na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa (PB). 

Coutinho foi preso na noite dessa quinta-feira (19) ao desembarcar no Aeroporto Onternacional de Natal, no Rio Grande do Norte, vindo de Lisboa, em Portugal, um dia após ter sua prisão preventiva decretada durante a operação da Polícia Federal que investiga um suposto desvio de R$ 134,2 milhões da área de saúde estadual da Paraíba.

Leia também:
Ex-governador da Paraíba é alvo de mandado de prisão
PF cumpre mandados na 70ª fase da operação Lava Jato
PF faz buscas em apuração que liga filho de Lula à compra de sítio em Atibaia


O juiz Adilson Fabrício, que presidiu a audiência desta sexta, decidiu que o ex-governador deve ser transferido para a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, localizada na capital paraibana.

A sétima fase da operação Calvário, desencadeada nessa terça-feira (17), também cumpriu mandados de busca e apreensão em locais ligados ao atual governador do Estado, João Azevêdo (sem partido). Coutinho é citado pela investigação como o chefe do suposto esquema criminoso. Ao todo, a ação cumpriu 54 mandados de busca e apreensão e 17 ordens de prisão preventiva nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiânia e Paraná.

Outros alvos dos mandados de prisão preventiva são: Estelizabel Bezerra de Souza (deputada estadual - PSB); Márcia de Figueiredo Lucena Lira (prefeita do Conde - PSB); Waldson Dias de Souza (ex-secretário de Saúde e de Planejamento, Orçamento e Gestão); Gilberto Carneiro da Gama (ex-procurador geral do Estado); Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras (ex-secretária de Saúde e secretária executiva de Articulação Municipal); Coriolano Coutinho (irmão de Ricardo Coutinho); Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas; José Arthur Viana Teixeira; Breno Dornelles Pahim Neto; Francisco das Chagas Ferreira; Denise Krummenauer Pahim; David Clemente Monteiro Correia; Márcio Nogueira Vignoli; Valdemar Ábila; Vladimir dos Santos Neiva e Hilario Ananias Queiroz Nogueira.

Veja também

PSOL pede que STF proíba Ministério da Saúde de distribuir cloroquina
Coronavírus

PSOL pede que STF proíba Ministério da Saúde de distribuir cloroquina

Maia marca audiência com embaixador da China para tentar resolver crise das vacinas
Política

Maia marca audiência com embaixador da China para tentar resolver crise das vacinas