Ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho é preso

O juiz que presidiu a audiência decidiu que o ex-governador deve ser transferido para a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, localizada na capital paraibana.

Ricardo Coutinho (PSB)Ricardo Coutinho (PSB) - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) teve a prisão preventiva mantida na manhã desta sexta-feira (20), após audiência de custódia realizada na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa (PB). 

Coutinho foi preso na noite dessa quinta-feira (19) ao desembarcar no Aeroporto Onternacional de Natal, no Rio Grande do Norte, vindo de Lisboa, em Portugal, um dia após ter sua prisão preventiva decretada durante a operação da Polícia Federal que investiga um suposto desvio de R$ 134,2 milhões da área de saúde estadual da Paraíba.

Leia também:
Ex-governador da Paraíba é alvo de mandado de prisão
PF cumpre mandados na 70ª fase da operação Lava Jato
PF faz buscas em apuração que liga filho de Lula à compra de sítio em Atibaia


O juiz Adilson Fabrício, que presidiu a audiência desta sexta, decidiu que o ex-governador deve ser transferido para a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, localizada na capital paraibana.

A sétima fase da operação Calvário, desencadeada nessa terça-feira (17), também cumpriu mandados de busca e apreensão em locais ligados ao atual governador do Estado, João Azevêdo (sem partido). Coutinho é citado pela investigação como o chefe do suposto esquema criminoso. Ao todo, a ação cumpriu 54 mandados de busca e apreensão e 17 ordens de prisão preventiva nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiânia e Paraná.

Outros alvos dos mandados de prisão preventiva são: Estelizabel Bezerra de Souza (deputada estadual - PSB); Márcia de Figueiredo Lucena Lira (prefeita do Conde - PSB); Waldson Dias de Souza (ex-secretário de Saúde e de Planejamento, Orçamento e Gestão); Gilberto Carneiro da Gama (ex-procurador geral do Estado); Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras (ex-secretária de Saúde e secretária executiva de Articulação Municipal); Coriolano Coutinho (irmão de Ricardo Coutinho); Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas; José Arthur Viana Teixeira; Breno Dornelles Pahim Neto; Francisco das Chagas Ferreira; Denise Krummenauer Pahim; David Clemente Monteiro Correia; Márcio Nogueira Vignoli; Valdemar Ábila; Vladimir dos Santos Neiva e Hilario Ananias Queiroz Nogueira.

Veja também

Base de Bolsonaro evita apoio já à reeleição e cogita migrar para Lula
Corrida eleitoral

Base de Bolsonaro evita apoio já à reeleição e cogita migrar para Lula

Bolsonaro decreta luto oficial de três dias por morte de Marco Maciel
Despedida

Bolsonaro decreta luto oficial de três dias por morte de Marco Maciel