Política

Ex-ministro Edinho Silva nega irregularidades na campanha Dilma-Temer

Em dezembro, a Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar as empresas que prestaram serviços para a chapa de Dilma e Temer

Michel Temer e Dilma RousseffMichel Temer e Dilma Rousseff - Foto: Evaristo Sá/AFP

O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva, atual prefeito de Araraquara (SP), negou que a campanha presidencial de 2014 da chapa Dilma–Temer tenha cometido qualquer irregularidade. Em resposta às denúncias divulgadas nessa terça-feira (24) em relatório da Polícia Federal sobre desvios no pagamento às gráficas contratadas durante a campanha, Edinho afirmou que pode assegurar que todo o processo de contratação das empresas e de distribuição dos produtos foi documentado e monitorado. As declarações foram feitas nesta quarta-feira (25) no Palácio do Planalto, depois que Edinho se encontrou com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

"As gráficas todas foram cotadas. Eu tenho registro de que esse processo ocorreu, as gráficas foram contratadas, portanto, pelo menor preço. (….) E nós criamos na campanha um grupo de auditoria interna, que visitava cada gráfica para que fiscalizasse in loco a produção”, explicou o ex-ministro, que foi o coordenador financeiro da campanha de 2014.

Em dezembro do ano passado, a Polícia Federal deflagrou uma operação, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para investigar as empresas VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda, Focal Confecção e Comunicação Visual Ltda e Rede Seg Gráfica Eireli, que prestaram serviços para a campanha eleitoral da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer. O relatório da operação aponta que os recursos destinados ao pagamento das empresas contratadas foram desviados para benefício ilícito de terceiros.

“Não tem nenhuma atividade que a presidente Dilma esteve, ou o vice-presidente à época esteve, que não tenha sido noticiado pela imprensa, que não foi acompanhado pelo GSI[Gabinete de Segurança Institucional da Presidência]. Agora, se a empresa terceirizou o serviço, é evidente que não cabe à campanha fiscalizar isso. A minha obrigação é fiscalizar que os produtos foram entregues,(...) tudo isso está documentado.”, declarou.

Segundo Edinho, a reunião hoje no Palácio do Planalto foi marcada para tratar de problemas do programa Minha Casa, Minha Vida em Araraquara. Segundo Edinho, o município recebeu 4.200 casas do programa, mas sem creche, posto de saúde e escola e, como prefeito, ele veio a Brasília pedir recursos para concluir as obras. “Os equipamentos sociais que eram para ter sido entregues junto com as unidades não foram entregues. Portanto, nós temos 4.200 famílias, em torno de 20 mil pessoas, morando sem creche, sem posto de saúde, sem escola, sem área de lazer, sem equipamento público sequer para que a prefeitura desenvolva projetos sociais.” Edinho negou que tenha tratado da operação da Polícia Federal com o ministro Padilha.

Veja também

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social
BRASIL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais
falsa identidade

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais

Newsletter