Política

Ex-ministros petistas contestam indicação de Moro para Superministério

Para eles, ao aceitar o cargo, Moro demonstra sua parcialidade nos julgamentos de Lula

Ex-ministro José Eduardo CardozoEx-ministro José Eduardo Cardozo - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


O ex-ministro Ministro das Relações exteriores no governo Lula, Celso Amorim e o ex-ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff (PT), José Eduardo Cardozo, criticaram, nesta quinta-feira (1º), a indicação do juiz Sérgio Moro para os Ministérios da Justiça e da Segurança Pública, que no governo de Jair Bolsonaro serão uma única pasta.

Ministro das Relações exteriores no governo Lula e atuante na campanha internacional pela libertação do ex-presidente, Celso Amorim classificou a decisão como espantosa. "Apenas confirma todas as suspeitas de que o juiz Sérgio Moro tenha partido e outros objetivos". Segundo Amorim, seu comportamento é duvidoso: "É como o juiz do Flamengo e Vasco virar presidente de um dos clubes", diz Amorim.

Atuante na campanha internacional pela libertação do ex-presidente, Celso Amorim se disse surpreso e que estava "estupefato, absolutamente espantado" com a ida do magistrado para um governo com o qual ele colaborou indiretamente, com suas decisões.

Leia também:
Haddad: 'Só mídia e fóruns internacionais entenderão significado de Moro como ministro'
Bretas cumprimenta Moro por aceitar ministério da Justiça
Políticos comentam decisão de Moro sobre ministério


José Eduardo Cardozo comentou sobre a escolha de Moro sob o ponto de vista da isenção política que seria necessária ao magistrado. "Eu nunca vi nada parecido na história da magistratura. Curiosamente, aquele juiz que se dizia imparcial e isento aceita cargo num governo que ele ajudou indiretamente a eleger com suas decisões", afirmou Cardozo.

Segundo Cardozo, o magistrado "decretou a prisão do candidato que àquela altura estava em primeiro lugar, o ex-presidente Lula", lembrou o ex-titular da Justiça. "Depois, às vésperas do primeiro turno, numa decisão controversa, ele liberou a delação do ex-ministro Antonio Palocci, prejudicando um dos lados da disputa." Foram decisões judiciais, sustenta o advogado e professor, que repercutiram no processo eleitoral "de forma clara e irrebatível".

Cardozo reiterou a impressão de colegas de partido de que a ida para o governo Bolsonaro reforça a tese de parcialidade de Moro no caso de Lula. "As pessoas no PT estão espantadas. Eu imaginava que, até por prudência, não haveria a aceitação do convite. Há um estado de perplexidade, de assombro." Na opinião dele, as repercussões internacionais devem repetir a incredulidade com a forma "como as instituições brasileiras têm se comportado".

Um agravante, afirma Cardozo, é que conversas sobre a eventual participação do juiz no governo tenham começado ainda durante a campanha, como revelou o vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão (PRTB). "É alarmante que o diálogo com um juiz que tomou as decisões que tomou tenha se iniciado antes mesmo da decisão do povo brasileiro."

Veja também

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil
brasil

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social
BRASIL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

Newsletter