Ex-prefeito de Goiânia Paulo Garcia morre após infarto

O enterro de Paulo Garcia acontece às 17h no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia

Paulo Garcia, ex-prefeito de GoiâniaPaulo Garcia, ex-prefeito de Goiânia - Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Goiânia Paulo Garcia (PT) morreu na madrugada deste domingo (30) após sofrer um infarto em sua casa na capital goiana. Ele tinha 58 anos e deixa mulher e dois filhos.

Garcia era médico neurocirurgião e entrou na política por meio do movimento estudantil na UFG (Universidade Federal de Goiás). Foi dirigente partidário no PT e deputado estadual entre 2003 e 2006.

Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Goiânia na chapa comandada por Iris Rezende (PMDB). Assumiu a prefeitura em 2010, quando o peemedebista deixou a prefeitura para disputar o governo do Estado.

Em 2012, foi reeleito prefeito de Goiânia com 57% dos votos, derrotando o então deputado Jovair Arantes (PTB), apoiado pelo governador Marconi Perillo (PSDB).
Com rejeição alta no final do mandato, rompeu com o PMDB e não conseguiu emplacar um sucessor em 2016. Foi sucedido na prefeitura pelo próprio Iris Rezende que o antecedeu.

Aliados e adversários de Garcia lamentaram a sua morte neste domingo (30). Em nota, o PT prestou solidariedade aos familiares do ex-prefeito.

"Que Deus possa trazer paz, sabedoria para a travessia deste momento. O PT lamenta a passagem de um de seus líderes", informou.

O ex-presidente Lula lamentou a morte do aliado e disse que Garcia foi um "homem público dedicado à causa da democracia e da melhora da qualidade de vida dos cidadãos de Goiás".

O prefeito de Goiânia Iris Rezende e o governador de Goiás Marconi Perillo decretaram luto oficial de três dias.

Em nota, Perillo destacou a trajetória do ex-adversário: "Paulo Garcia teve carreira reconhecida como médico e na política trilhou caminho de liderança e retidão. Sempre tivemos relação respeitosa", disse o governador.

Rezende prestou solidariedade à família do ex-prefeito: "Neste momento de profunda tristeza, manifestamos nossa solidariedade à família e aos amigos desejando-lhes conforto em seus corações". O enterro de Paulo Garcia acontece às 17h no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.

Veja também

PSOL pede que STF proíba Ministério da Saúde de distribuir cloroquina
Coronavírus

PSOL pede que STF proíba Ministério da Saúde de distribuir cloroquina

Maia marca audiência com embaixador da China para tentar resolver crise das vacinas
Política

Maia marca audiência com embaixador da China para tentar resolver crise das vacinas