Política

Fachin homologa acordo de delação do ex-deputado Pedro Corrêa

O acordo, que está sob sigilo, seguiu do Supremo para a PGR, que analisará quais informações servirão de base para pedidos de abertura de inquérito

Pedro CorrêaPedro Corrêa - Foto: Arquivo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, relator dos casos da Operação Lava Jato na corte, homologou na semana passada um acordo de delação premiada fechado entre o ex-deputado Pedro Corrêa e o Ministério Público Federal.

Segundo a reportagem apurou, o acordo, que está sob sigilo, seguiu do Supremo para a PGR (Procuradoria-Geral da República), que analisará quais informações servirão de base para pedidos de abertura de inquérito. Ainda não houve pedido da PGR para tirar o sigilo do caso.

Leia também:
Ex-deputado Pedro Corrêa reafirma desvios em contratos da Petrobras


Ex-deputado pelo PP de Pernambuco e ex-presidente de seu partido, Corrêa negociava um acordo de colaboração desde 2015 - em março do ano passado, a Folha de S.Paulo noticiou que ele se propôs a delatar o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes e políticos como o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Eles negam irregularidades.

Em outubro do ano passado, o então relator da Lava Jato no Supremo, Teori Zavascki, enviou o caso de volta ao Ministério Público para que fossem feitos ajustes - à época, não foram divulgados detalhes. Segundo a reportagem apurou à época, um dos problemas era a ausência de documentos que corroborassem os fatos relatados por Corrêa.

Agora, Fachin fez a homologação, um procedimento que analisa aspectos formais do acordo, sem juízo de valor sobre a veracidade dos relatos.

Corrêa foi condenado em outubro de 2015 a 20 anos e 7 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A sentença foi, então, uma das mais duras do juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato em Curitiba.

Hoje, o ex-deputado está em prisão domiciliar, devido a problemas de saúde.

Veja também

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília
Visita Macron

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela
Crítica

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela

Newsletter