Fachin relata ameaças e se diz preocupado com segurança da família

"Uma das preocupações que tenho não é só com julgamentos, mas também com a segurança de membros de minha família", disse

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson FachinMinistro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin - Foto: Agência Brasil/Arquivo

O relator da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, afirmou ter havido ameaças a membros de sua família e se disse preocupado com a segurança. Em entrevista à Globonews divulgada nesta terça (27), o ministro do Supremo disse que tem tratado do assunto com a presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, e com uma delegada da Polícia Federal que atua no tribunal, e contou que pediu providências.

Leia também
Dodge diz que decisão de Fachin atrapalha inquérito da Lava Jato
Fachin nega recurso em ações sobre prisão em segunda instância
Julgamento de habeas corpus de Lula depende de Fachin, diz Cármen Lúcia
Fachin envia denúncia contra Lula e Dilma para Justiça Federal no DF


"Uma das preocupações que tenho não é só com julgamentos, mas também com a segurança de membros de minha família. Tenho tratado desse tema e de ameaças que têm sido dirigidas a membros de minha família."

Ele disse que "nem todos os instrumentos ainda foram agilizados". "Eu efetivamente ando preocupado com isso e esperando que não troquemos a fechadura de uma porta já arrombada também nesse tema."

Fachin, 60, construiu sua carreira no Paraná e é membro do Supremo desde 2015. Ele assumiu a relatoria dos casos da Lava Jato após a morte de Teori Zavascki em um acidente aéreo no início de 2017.

Não é a primeira situação do tipo envolvendo a Lava Jato neste ano. Em janeiro, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Carlos Eduardo Thompson Flores disse que juízes tiraram suas famílias do Rio Grande do Sul por causa de ameaças.
A corte regional, com sede em Porto Alegre, é a responsável por casos da operação na segunda instância.

Veja também

Embaixador de Israel cobra compromisso com verdade histórica sobre o nazismo de governadora de SC
santa catarina

Embaixador de Israel cobra compromisso com verdade histórica sobre o nazismo de governadora de SC

Deputado do PT pede afastamento de Salles por quebra de decoro após ofensa a Rodrigo Maia
política

Deputado do PT pede afastamento de Salles por quebra de decoro após ofensa a Rodrigo Maia