Política

Falta rumo ao Brasil, diz FHC sobre a greve dos caminhoneiros

Para FHC, a sociedade precisa reagir contra isso. "Precisamos de autoridade sem autoritarismo, respeito. Alguém que tenha capacidade de se impor, não porque porque vai botar força. A força tem que estar sempre ao lado, o melhor é não precisar usá-la porqu

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - Foto: Wikipedia

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda (28) que "falta rumo ao Brasil" e que a paralisação dos caminhoneiros não é uma questão só da categoria. "Ela está expressando um mal-estar que a gente não sabe o que é. É um mal-estar profundo entre o que poderia ser e o que é. Falta rumo ao Brasil", disse FHC, em evento comemorativa de 20 anos de OSs (Organizações Sociais), em São Paulo.

Segundo o ex-presidente, embora no governo atual a taxa de juros e de desemprego tenham caído, o índice de popularidade do presidente Michel Temer (MDB) "caiu mais do que tudo". "Não adianta fazer. Há uma falta de crença. É preciso reinventar a crença na democracia e na capacidade que os governos terão de entregar resultados", afirmou.

Para ele, a democracia representativa no Brasil está em crise. "Temos várias crises simultaneamente, sobretudo a última, que é a descoberta das bases pobres sobre o financiamento das campanhas politicas que provocaram reação de repulsa na sociedade."

Leia também:
Caminhoneiros já deram seu recado e é hora de restabelecer transporte, diz Alckmin
Temer boicotou acordo de SP para anunciar medidas pelo fim da greve

Segundo FHC, a corrupção e a violência são hoje o "cupim da democracia". "A violência está por toda a parte. Você está na praia [no Rio] e ao fundo está ouvindo [o som] do fuzil. Os grupos de bandidos organizados tomaram conta, penetraram no aparelho do Estado."

Para ele, a sociedade precisa reagir contra isso. "Precisamos de autoridade sem autoritarismo, respeito. Alguém que tenha capacidade de se impor, não porque porque vai botar força. A força tem que estar sempre ao lado, o melhor é não precisar usá-la porque se tem o respeito."

Na opinião de FHC, porém, não há razão para perder a esperança no país. "Nós fizemos muitas coisas. Vamos jogar no ar, deixar que o caos tome conta disso aqui? Não. Vamos construtivamente levar o Brasil [para frente]. Sem ter ideias malucas, sem reinventar a roda. Não podemos deixar que isso vire caos nem que vire violência."

Ao final da sua fala, FHC evitou os jornalistas e não quis comentar sobre a solução de Temer para crise provocada pela paralisação dos caminhoneiros ou recentes denúncias envolvendo o PSDB. Ele se limitou a dizer que "isso precisa de calma para responder". "Vamos fazer uma organizada sobre essas questões."

Veja também

Lula minimiza resultados negativos em pesquisas sob argumento de que "sabe o que está fazendo"
Lula

Lula minimiza resultados negativos em pesquisas sob argumento de que "sabe o que está fazendo"

Nikolas e Whindersson trocam farpas após deputado dizer que País precisa de "mais testosterona"
Farpas

Nikolas e Whindersson trocam farpas após deputado dizer que País precisa de "mais testosterona"

Newsletter