Logo Folha de Pernambuco
ANISTIA

''Fundadores do PSDB foram perseguidos pela ditadura'', diz dirigente tucano

Após obter as 262 assinaturas válidas, PL protocolou requerimento de urgência no sistema da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira

Ex-senador José AníbalEx-senador José Aníbal - Foto: Reprodução/X

Presidente do Diretório Municipal do PSDB em São Paulo, o ex-senador José Aníbal pediu aos cinco deputados federais do partido que assinaram o projeto de anistia do 8 de janeiro que retirem os seus nomes do requerimento. O apelo foi feito em uma publicação no X nesta terça-feira.

Nesta segunda-feira, o PL protocolou no sistema da Câmara dos Deputados o requerimento de urgência pedindo a votação do projeto após obter as 262 assinaturas válidas.

"Os fundadores do PSDB foram perseguidos e cassados pela ditadura. Para nós democracia é um valor absoluto. No dizer de Ulisses Guimarães, traidor da Constituição é traidor da pátria! Não a anistia aos golpistas!", escreveu Aníbal, na rede social.

Cinco dos treze deputados do partido assinaram o projeto. São eles: Geovania de Sá (PSDB/SC), Daniel Trzeciak (PSDB/RS), Beto Pereira (PSDB/MS), Lucas Redecker (PSDB/RS), Dep. Beto Richa (PSDB/PR).

Nas publicações, Aníbal mencionou diretamente o nome de nenhum dos parlamentares:

"Compartilhar com os amigos a expectativa de que os cinco deputados federais do PSDB, e outros parlamentares de partidos comprometidos com a democracia, que assinaram o projeto de anistia aos golpistas que atentaram contra a Constituição e as instituições democráticas que retirem suas assinaturas", escreveu.

Mesmo com o número de assinaturas alcançadas, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não é obrigado a colocá-lo em votação. As assinaturas são apenas uma forma de demonstrar apoio a matéria.

Na semana passada, Motta afirmou que não pautaria propostas que pudessem gerar “crises institucionais”. Aos líderes mais próximos disse que “não é o momento” para avançar com a proposta.

O requerimento de urgência, depois de aprovado em plenário, acelera a análise de propostas na Casa. Uma vez aprovado o requerimento de urgência por maioria em plenário, a matéria precisa ser analisada pelos deputados em até 45 dias.

Veja a lista de assinaturas para o requerimento de urgência do PL da anistia:

Veja também

Newsletter