Geraldo Julio seria vencedor em um eventual 2° turno

O estudo Ibope fez projeções para a disputa, considerando três cenários diferentes

Cantor Ricardo ChaconCantor Ricardo Chacon - Foto: Divulgação

Para que a disputa se encerre no primeiro turno, é necessário que algum dos candidatos consiga mais que 50% de votos válidos, quando se excluem os votos brancos e nulos. De acordo com cenário demonstrado pela pesquisa do Ibope, a definição ainda em primeiro turno não seria possível, uma vez que o candidato Geraldo Julio (PSB) atinge 46% de intenção de votos válidos, contra 29% de João Paulo (PT) e 19% de Daniel Coelho (PSDB). A candidata Priscila Krause ficou com 3% dos votos válidos. Carlos Augusto (PV), Pantaleão (PCO) e Edilson Silva (Psol) receberam, ambos, 1% das intenções de voto. 

Sendo assim, a pesquisa simulou três cenários de segundo turno com os três candidatos com maior intenção de voto, Geraldo Julio, João Paulo e Daniel Coelho. No cenário em que Geraldo Julio disputa contra João Paulo, o socialista venceria com 51% dos votos, enquanto João Paulo teria 34%. Brancos e nulos so­mam 11% e 5% não souberam ou não responderam.

Na hipótese de Geraldo Julio disputar contra Daniel Coelho, o socialista também venceria, com a mesma diferença de 17 pontos percentuais. Neste cenário, Geraldo Julio tem 49% de intenção de voto e Danaiel Coelho possui 32%. Ao todo, 15% dos entrevistados optaram pelo voto branco ou nulo e 4% não souberam opinar. Já na disputa entre João Paulo e Daniel Coelho, a pesquisa sinaliza para a vitória do tucano, que obtém 41% de intenção de voto contra 40% do petista. Brancos e nulos atingem 13%. Ao todo, 6% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Ainda de acordo com o estudo, 60% dos entrevistados acreditam que Geraldo Julio será reeleito, independente de suas preferências. Neste quesito, João Paulo ficou com 23% e Daniel Coelho obteve 7%, enquanto os outros candidatos não pontuaram. Um total de 10% das pessoas não souberam responder esta questão. Questionados sobre os números dos candidatos, 37% acertaram o do PSB, do prefeito Geraldo Julio. Outros 22% citaram o número do PT, de João Paulo, e 13% souberam dizer o de Daniel Coelho. Apenas 1% lembrou o registro da sigla de Priscila Krause, o DEM.

Veja também

Chilenos pausam protestos e vão às urnas em massa em plebiscito histórico
Plebiscito

Chilenos pausam protestos e vão às urnas em massa em plebiscito histórico

Ministério Público investiga obras de estradas do governo Doria
Justiça

Ministério Público investiga obras de estradas do governo Doria