Gestores e vereadores tomam posse neste domingo

Eleitos iniciam seus mandatos neste domingo à tarde. Também haverá eleição no Legislativo

Evento realizado pela PCR vai até o dia 8 de outubro e inclui oficinas, competições adaptadas, mostra cultural e caminhadaEvento realizado pela PCR vai até o dia 8 de outubro e inclui oficinas, competições adaptadas, mostra cultural e caminhada - Foto: Maurício Ferry/ PCR

 

O primeiro dia do ano de 2017 será de renovação no comando dos municípios brasileiros. Na Região Metropolitana do Recife, a Capital pernambucana, Olinda e Jaboatão dos Guararapes empossarão seus prefeitos eleitos à tarde. O gestor reeleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), toma posse, neste domingo (1º), às 16h, na Câmara Municipal do Recife, para o segundo mandato, junto ao vice-prefeito pela quarta vez, Luciano Siqueira (PCdoB). Antes, os 39 vereadores recifenses tomam posse a partir das 15h.

Azarão na eleição municipal de Olinda, o prefeito eleito Lupércio Nascimento (SD) e os 17 legisladores olindenses to­mam posse, neste domingo, às 17h, na Câmara Municipal. Já o prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), toma posse, hoje, às 15h, no hall da Faculdade Guararapes, em Piedade, e a transmissão de cargo ocorre às 17h, na Prefeitura de Jaboatão.
O prefeito Geraldo Julio passou os últimos dias organizando a nova equipe. O secretariado da Prefeitura do Recife será empossado, nesta segunda-feira (2), às 16h, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. Geraldo se reelegeu no segundo turno com 528.335 votos (61,3% dos votos válidos), enquanto o ex-prefeito João Paulo (PT), obteve 333.516 votos (38,7%).

Após a cerimônia do prefeito, ocorre a eleição da Mesa Diretora. O governo conseguiu construir um consenso na sua base em torno das candidaturas de Eduardo Marques (PSB) para a presidência e Marco Aurélio (PRTB) para a primeira-vice secretaria. A vereadora Marília Arraes (PT) concorre pela oposição.

Em Olinda, a transmissão do cargo será feita na sede da Prefeitura, onde o atual prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) recebe Lupércio para a transmissão de cargo. Enquanto isso, será realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Em uma Casa essencialmente opositora, a disputa poderá ser a primeira derrota do futuro prefeito. Atualmente, há cinco postulantes ao posto máximo da Câmara: Jesuíno Araújo (PSDB), Jorge Federal (PR), Ricardo Souza (PMDB), Márcio Barbosa (PCdoB) e Marcelo Soares (PCdoB).

Embora não fale abertamente, o governo deve bancar um dos candidatos comunistas por teria mais condições de negociar com eles. Numa eleição de dois segundo turnos, Lupércio totalizou 120.225 votos (57,04% votos válidos) ante 90.558 votos (42,96%) de Antônio Campos (PSB).
Em Jaboatão, o atual prefeito Elias Gomes (PSDB) receberá Anderson Ferreira no hall da Prefeitura e realizará o discurso de despedida. Em seguida, o novo gestor faz o pronunciamento de chegada. Amanhã, às 10h, o secretariado será empossado no gabinete do prefeito. O republicano venceu, no segundo turno, com 58,50% dos votos válidos, o vereador Manoel Pereira Neco (PDT), que teve 41,50%.

Mais cedo, os 27 vereadores jaboatoneses tomam posse, às 14h, na Faculdade Guararapes, e elegem a Mesa Diretora da Câmara de Jaboatão dos Guararapes. Os candidatos à Presidência da Casa até então são Adeildo da Igreja (PSDB), que conta com o aval de Ferreira, e Nando Ceres (PDT). Nos bastidores, comenta-se que há um acordo para a primeira-secretaria ficar com Robson do Peixe (PEN).

 

Veja também

Arthur Lira se consolida pelo comando da Câmara dos Deputados
EDMAR LYRA

Arthur Lira se consolida pelo comando da Câmara dos Deputados

Baleia Rossi volta a Pernambuco e vai à mesa com Paulo Câmara
FOLHA POLÍTICA

Baleia Rossi volta a Pernambuco e vai à mesa com Paulo Câmara