Política

Gilmar diz que condenação de Lula afetou imagem do país

Segundo Gilmar, independentemente do resultado do julgamento do habeas corpus de Lula, a decisão da corte deve ajudar a pacificar o país

“A pretensão de concessão de ordem genérica, tal como requerida pelos impetrantes, não é, nem nunca foi, compatível com a orientação deste Tribunal”, disse Gilmar Mendes“A pretensão de concessão de ordem genérica, tal como requerida pelos impetrantes, não é, nem nunca foi, compatível com a orientação deste Tribunal”, disse Gilmar Mendes - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Na véspera da votação do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Gilmar Mendes afirmou que a condenação do petista afetou a imagem do país. "Ter um ex-presidente da República, um 'asset' como o Lula, condenado, é muito negativo para o Brasil", afirmou.

De acordo com o ministro, os escândalos de corrupção abalam a imagem do Brasil no exterior no curto prazo, mas podem representar uma melhora da credibilidade do país no futuro. "Porque há um quadro de corrupção que está sendo combatido. O Brasil está fazendo o seu dever de casa, cumprindo seus compromissos internacionais de combate a corrupção", explicou.

Leia também
Petistas preparam plano de contingência caso Lula seja preso
DF terá esquema de segurança para protestos pró e contra habeas corpus de Lula
'Não vão prender meus sonhos', diz Lula em último ato pré-STF


Segundo Gilmar, independentemente do resultado do julgamento do habeas corpus de Lula, a decisão da corte deve ajudar a pacificar o país. "Qualquer que seja o resultado, pró-execução em segundo grau ou não, me parece que haverá uma pacificação no Brasil", afirmou.

As declarações foram feitas na manhã desta terça (3) em Portugal, onde Gilmar está para participar do 4º Fórum Jurídico de Lisboa -evento anual organizado pelo IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), instituição do qual é sócio. O ministro retorna a Brasília ainda nesta terça para conseguir participar do julgamento do habeas corpus do petista, que ele classificou como "singular e importante".

"Um candidato a presidente, já condenado em segundo grau, mas que lidera as pesquisas. Isto é um componente mais grave para este coquetel. Tudo isso contribui para essa tensão política", completou.

Abaixo-assinados
Gilmar Mendes minimizou o impacto dos abaixo-assinados, a favor e contra a revisão da prisão após condenação em segunda instância, apoiados por representantes da magistratura e do Ministério Público. "Temos milhares de procuradores e juízes. Isso é apenas um movimento, um movimento legítimo. Mas isso não muda nada. Se o sistema funcionasse desta maneira, abria-se um Maracanã, chamava-se procuradores e juízes e eles votavam. Não é assim que o sistema funciona", avalia.

O ministro defendeu ainda que o Supremo resista às pressões externas do legislativo e da opinião pública. "Uma corte suprema não deve estar indiferente ao que ocorre no mundo externo. Não pode ter um tipo de autismo institucional, isto é evidente. Mas se ela se curva a isso que está no mundo externo, ela deixa de ser corte suprema", completou.

Veja também

Pacheco diz que Senado avalia reduzir alcance da PEC que turbina ganhos de juízes e procuradores
Brasil

Pacheco diz que Senado avalia reduzir alcance da PEC que turbina ganhos de juízes e procuradores

Lula diz que união da oposição contra Maduro na Venezuela é 'extraordinária'
Declaração

Lula diz que união da oposição contra Maduro na Venezuela é 'extraordinária'

Newsletter