Política

Gilmar Mendes deve pedir para antecipar seu voto em julgamento

Ministro Gilmar Mendes deve pedir à presidente do STF, Cármen Lúcia, para antecipar seu voto no julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula.

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes  - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes deve pedir à presidente do STF, Cármen Lúcia, para antecipar seu voto no julgamento do habeas corpus preventivo pedido pela defesa do ex-presidente Lula nesta quarta-feira (4).

Pela sequência inicialmente prevista, em que votam o relator (no caso, Edson Fachin) e os demais ministros conforme a ordem de antiguidade na corte, Gilmar seria o oitavo a votar. No entanto, ele deve viajar para Lisboa ainda nesta quarta. Gilmar estava em Portugal desde a semana passada.

Leia também:
Supremo retoma nesta quarta julgamento de habeas corpus de Lula
Caso Lula: confira o que está em jogo no STF
Lula assiste a julgamento do STF no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC


O IDP (Instituto de Direito Público), do qual ele é sócio, promove nestes dias (3, 4 e 5 abril) um fórum jurídico em Lisboa. Nesta terça (3), Gilmar participou da abertura do evento e, em seguida, veio para o Brasil para participar do julgamento do habeas corpus. O ministro pretende voltar para o encerramento.

Em outubro de 2016, quando o plenário do STF decidiu, por 6 a 5, autorizar a prisão após a condenação em segunda instância, Gilmar votou a favor da medida. Depois, contudo, ele passou a sinalizar entendimento contrário.

Veja também

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda
Pernambuco

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)
CLÁUDIO HUMBERTO

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)

Newsletter