Deportação

Governo Biden enviará 1º voo de brasileiros deportados nesta quinta (20)

Este tipo de voo fretado foi uma marca da política anti-imigração de Donald Trump

Presidente dos EUA, Joe BidenPresidente dos EUA, Joe Biden - Foto: Brendan Smialowski/AFP

O governo Joe Biden decidiu enviar na quinta-feira (20) ao Brasil o primeiro voo de imigrantes brasileiros deportados, ou seja, pessoas que foram detidas na fronteira ao tentarem entrar nos Estados Unidos sem documento.

Segundo diplomatas envolvidos nas negociações, a previsão é que cerca de 130 brasileiros sejam mandados de volta no avião providenciado pelos americanos nesta semana, mas o número exato só deve ser fechado no dia do embarque. A informação foi noticiada primeiro pelo jornal O Estado de S.Paulo, e confirmada pela reportagem.



Há alguns dias, brasileiros detidos na fronteira entre EUA e México começaram a relatar a autoridades consulares terem ouvido informações sobre o voo, pedindo mais detalhes, mas ainda não havia comprovação oficial.

Este tipo de voo fretado foi uma marca da política anti-imigração de Donald Trump. As aeronaves contratadas pelo governo americano sob o republicano chegaram a levar brasileiros algemados e em condições questionadas por autoridades diplomáticas e defensores de direitos humanos.

Durante a campanha, Biden prometeu um tratamento mais humanitário para os imigrantes que tentam entrar nos EUA sem documento, mas a imigração acabou se tornando a maior crise que o democrata enfrenta até agora.

Justamente por causa da sensação de portas abertas –que o governo americano insiste em dizer que é ilusória– o fluxo de pessoas que tentam entrar nos EUA sem documentos tem aumentado vertiginosamente, e já é o maior em 20 anos.

Entre os brasileiros, o número alcançou o pico entre outubro de 2018 e setembro de 2019, quando 18 mil pessoas tentaram entrar sem documentos nos EUA desde o Brasil.

Para tentar frear esse movimento, Trump lançou mão de várias medidas –inclusive restrições por causa da pandemia– e incluiu os brasileiros no programa que envia para o México os imigrantes que tentam entrar nos EUA de forma irregular, e os fazem esperar no país latino-americano pela análise de seus processos de pedido de asilo, entre outros. 

Veja também

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal
Visa

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios
Segurança pública

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios

Newsletter