Ditadura Militar

Governo Federal ganha na Justiça o direito de comemorar golpe militar de 1964

No ano passado, a 5ª Vara Federal do Rio Grande do Norte determinou a retirada de nota do Ministério da Defesa que celebra o golpe

Jair BolsonaroJair Bolsonaro - Foto: Reprodução/Youtube

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado no Recife, aprovou recurso da Advocacia Geral da União (AGU) que defende o direito de o governo fazer atividades em alusão ao golpe militar de 1964. 

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) publicou em rede social a autorização por meio do Poder Judiciário. 

"O judiciário acaba de autorizar o governo Bolsonaro a comemorar a ditadura militar. Comemorar assassinatos, torturas e estupros? A perversidade? Vamos recorrer da decisão! Mais do que nunca, é hora de defender a vida, não de comemorar mortes!", escreveu a parlamentar. 

O Judiciário tomou conhecimento do caso após a deputada solicitar que fosse retirada uma nota do Ministério da Defesa, que reproduzia uma celebração do golpe militar de 1964. 
 

No ano passado, a 5ª Vara Federal do Rio Grande do Norte determinou a retirada da nota. 

No entanto a União recorreu da decisão e alegou que a ação não causou nenhuma lesão ao patrimônio nem seria a ação popular o instrumento jurídico adequado para a demanda. 

Confira trecho do recurso:
"Com efeito, o que a presente demanda procura fazer é negar a discussão sobre qualquer perspectiva da história do Brasil, o que seria um contrassenso em ambientes democráticos, visto que o Estado Democrático de Direito (art. 1º, caput, Constituição da República) pressupõe o pluralismo de ideais e projetos. Querer que não haja a efeméride para o dia 31 de março de 1964, representa impor somente um tipo de projeto para a sociedade brasileira, sem possibilitar a discussão das visões dos fatos do passado - ainda que para a sua refutação". 

Por meio de nota enviada à reportagem do Portal Folha de Pernambuco, a Terceira Turma do TRF5 informou que julgou improcedente o pedido feito pela deputada Natália Bonavides. Veja a íntegra:

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em sua composição ampliada, por maioria de votos, deu provimento às apelações interpostas pela União e pelo Ministro da Defesa, o Sr. Fernando Azevedo e Silva, para julgar improcedente o pedido inicial formulado por Natália Bastos Bonavides, que pretendia a retirada da Ordem do Dia 31 de março de 2020 do sítio eletrônico do Ministério da Defesa, bem como a abstenção da publicação de qualquer anúncio comemorativo relativo ao discutido evento histórico de 31 de março de 1964 em rádio, televisão, internet ou qualquer meio de comunicação escrita e/ou falada.

O relator, desembargador federal Rogério Fialho Moreira, manteve o voto proferido na Turma originária pelo desembargador federal convocado Luiz Bispo da Silva Neto, entendendo que a Ordem do Dia, como formulada, não ofende os postulados do Estado Democrático de Direito nem os valores constitucionais da separação dos Poderes ou da liberdade, de modo a ensejar a interferência do Judiciário em sede de ação popular.

Veja também

Lula quer reunir 'presidentes democratas' para combater extrema direita
Democracia

Lula quer reunir 'presidentes democratas' para combater extrema direita

Caso Marielle: Moraes libera salário mínimo mensal para delegado investigado que recebia R$ 25 mil
MINISTRO

Caso Marielle: Moraes libera salário mínimo mensal para delegado investigado que recebia R$ 25 mil

Newsletter