Política

Governo insiste que Bolsonaro está 100% para viajar à ONU

Apesar dos conselhos para cancelar a agenda, o porta-voz da Presidência disse nesta quarta que a evolução do estado clínico de Bolsonaro permite afirmar '100%' que o presidente realizará a viagem

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Jair Bolsonaro se reuniu na manhã desta quarta (18) com auxiliares presidenciais para discutir a redação final do discurso do Brasil na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

O encontro teve as participações dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), escolhido pelo presidente para o posto de embaixador nos EUA.

Segundo relatos feitos à reportagem, o texto final deve ter como temas principais a defesa da soberania nacional e do meio ambiente e o compromisso com o combate à corrupção e com o fim da relação diplomática com viés ideológico.

Leia também:
Mesmo com viagem sob dúvidas, Bolsonaro define temas para discurso na ONU
ONU veta discurso do Brasil na cúpula do clima em Nova York

Na tarde desta quarta, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, adiantou alguns pontos do discurso, como o que Brasil tem feito pela defesa do ambiente.

E apesar dos conselhos para cancelar a agenda, Rêgo Barros disse nesta quarta que a evolução do estado clínico de Bolsonaro permite afirmar "100%" que o presidente realizará a viagem.

Mesmo com a elaboração do discurso, o presidente pode não viajar. Nesta sexta (20), ele fará um exame em Brasília para definir se tem condições físicas de ir a Nova York.

Por recomendação médica, ele encurtou o itinerário que faria nos Estados Unidos e cancelou a parada em Dallas, no Texas, onde se reuniria com representantes da área de tecnologia. Também desmarcou reuniões bilaterais com chefes estrangeiros.

Bolsonaro tem sido aconselhado por aliados e familiares a desistir do evento.

Além da questão de saúde, o receio é que ele seja hostilizado devido às queimadas na floresta amazônica e os embates públicos com nações europeias, o que, na avaliação de assessores palacianos, poderia desgastar ainda mais a imagem do governo brasileiro.

A cúpula militar, no entanto, tem opinião diferente e avalia que a presença de Bolsonaro é fundamental para reafirmar a posição do país na questão geopolítica, ainda mais com a expectativa de que o tema seja tratado pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

Para essa ala do governo, um discurso do presidente lido pelo chanceler não teria o mesmo peso do que um feito pelo próprio Bolsonaro, que tem polarizado o debate com o francês e teria mais autoridade para rebater argumentos.

Na terça (17), congressistas que participaram de solenidade no Palácio do Alvorada disseram que o presidente parece abatido e cansado.

Ele recebeu nesta quarta-feira (18) a visita do médico da Presidência da República, Roberto Camarinha.

"Tudo bem com meu pai. Está no Palácio da Alvorada reunido com pessoas de sua confiança, desenvolvendo a feitura do discurso que o Brasil fará na ONU", escreveu nas redes sociais o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente da República.

Veja também

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social
BRASIL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais
falsa identidade

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais

Newsletter