Política

Governo trabalha no texto do decreto de intervenção no Rio de Janeiro

Com a medida, o comando das forças de segurança pública do Rio de Janeiro ficará a cargo do Exército

Michel Temer em reunião com ministros e assessoresMichel Temer em reunião com ministros e assessores - Foto: Beto Barata / PR

O presidente Michel Temer e assessores acertam os detalhes do decreto de intervenção na segurança pública do estado do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (16). A expectativa é que o anúncio oficial da intervenção seja feito no início da tarde, no Palácio do Planalto.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, retorna do Rio de Janeiro para Brasília para participar de reunião no Planalto que deve ter também a presença de ministros e parlamentares.

Leia também:
'Dura e extrema', diz Rodrigo Maia sobre intervenção no Rio de Janeiro
Governo decide fazer intervenção na Segurança Pública do Rio
Intervenção no Rio ameaça tramitação da reforma da Previdência
Temer assina decreto de intervenção das Forças Armadas na segurança do Rio
Pedidos anteriores de intervenção federal no DF e ES foram barrados

Desde o início desta manhã, a cúpula do Exército está reunida em Brasília discutindo detalhes da intervenção. Com a medida, o comando das forças de segurança pública do Rio de Janeiro ficará a cargo do Exército. Entre os participantes da reunião está o comandante militar do Leste, general Walter Souza Braga Netto, convocado às pressas pelo comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

Na noite da quinta-feira (15), Temer recebeu Pezão no Palácio do Jaburu, além de ministros das áreas de política e de segurança e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira. Na reunião, que durou quase cinco horas, foi discutida a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro e a criação do Ministério da Segurança Pública.

Mais cedo, Rodrigo Maia confirmou, em entrevista a jornalistas, a intervenção do governo federal na segurança do Rio de Janeiro. Segundo ele, o decreto irá direto ao plenário da Câmara e pode ser votado na segunda-feira (19) à noite ou na terça-feira de manhã. Em seguida, será apreciado pelos senadores.

Veja também

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes
Brasil

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes

Nísia entrega cabeça de auxiliar para ficar no cargo; confira a coluna desta quinta (28)
CLÁUDIO HUMBERTO

Nísia entrega cabeça de auxiliar para ficar no cargo; confira a coluna desta quinta (28)

Newsletter