PRESIDENTE LULA

Granja do Torto: conheça a casa de campo da Presidência da República onde Lula pesca

Presidente visitou no último domingo a residência oficial, acompanhado da primeira-dama

Granja do Torto é casa de campo oficial da Presidência da República Granja do Torto é casa de campo oficial da Presidência da República  - Foto: Divulgação

Leia também

• "Nunca mais o país entrará na escuridão do fim da cultura", diz Lula

• Bolsonaro reuniu apoiadores porque "sabe que pode ser preso" e está tentando "escapar", diz Lula

• Piso, carga horária e INSS: o que mudará para motoristas de apps se projeto de Lula for aprovado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou neste domingo a residência oficial da Presidência da República na Granja do Torto, a cerca de 10 quilômetros do centro de Brasília. O local é uma propriedade com características de casa de campo e seu nome está relacionado à sua localização, na Fazenda do Riacho Torto, em Brasília.

Lula estava acompanhado da primeira-dama. Nas redes sociais, Janja publicou fotos do presidente pescando. “Domingão de pescaria no Torto”, escreveu. As cachorras Resistência e Paris também acompanharam o passeio.

Segundo o site do governo, o primeiro morador foi Iris Meinberg, um dos diretores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), empresa pública responsável por planejar e construir a capital federal.

Na Granja do Torto, além da casa, foi construída uma granja para fornecimento de ovos e frangos. Quando ocupou a Presidência da República, de 1979 a 1985, o general João Figueiredo residiu na Granja onde criava cavalos.

São 37 hectares que incluem lago e córrego artificiais, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliponto e uma área de mata nativa.

Durante o governo Jair Bolsonaro, o até então ministro da Economia, Paulo Guedes, morou na Granja a partir de 2020. Ele deixou a residência em 2022, um mês antes da posse de Lula. Em 2018, Bolsonaro também ficou na Granja durante parte da transição de governo.

Veja também

Brasil precisa de "mais testosterona", diz Nikolas Ferreira em ato pró-Bolsonaro no rio
ato no rj

Brasil precisa de "mais testosterona", diz Nikolas Ferreira em ato pró-Bolsonaro no rio

Em ato, deputado discursa em inglês para defender liberdade "porque Elon Musk está olhando"
Ato no RJ

Em ato, deputado discursa em inglês para defender liberdade "porque Elon Musk está olhando"

Newsletter