Política

Grupo de Fernando Bezerra Coelho demonstra força

Nos bastidores, grupo vem se alinhando com Márcio França e Michel Temer, o que provocou mal-estar dentro da sigla

Fernando Bezerra CoelhoFernando Bezerra Coelho - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o seu filho, o ministro Fernando Bezerra Filho (PSB), pegaram carona no vácuo de liderança deixado pelo ex-governador Eduardo Campos na bancada do PSB no Congresso Nacional para demonstrar força com movimentações que desagradaram os seus correligionários em Pernambuco nesta semana. 

Após a influência do auxiliar ministerial ter pesado na vitória de Tereza Cristina (PSB-MT) em cima do deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), na última segunda (30), o senador se tornou líder da bancada da sigla no Senado, em votação unânime, anteontem.
Nos bastidores, o grupo dos Bezerra Coelho vem se alinhando cada vez mais com o presidente do PSB de São Paulo, Márcio França, e o presidente Michel Temer (PSB), o que provocou mal-estar dentro da sigla. Ainda mais com a aproximação do Congresso Nacional do partido que deverá definir o novo comando da legenda em outubro.

A preocupação é que as movimentações desse grupo acabe tirando força do PSB de Pernambuco, que teve a hegemonia da sigla nos últimos anos pelas mãos dos ex-governadores Miguel Arraes de Alencar e Eduardo Campos.
A derrota de Tadeu na disputa pela liderança do PSB na Câmara acabou expondo Paulo Câmara (PSB). Isso porque ele exonerou o secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras para participar da votação do novo líder. Apesar dos correligionários pernambucanos negarem que o episódio afete a liderança do chefe do Executivo, o resultado trouxe insatisfação porque deu a vitória a uma ala da sigla que vem adotando posições em direção contrária as de Pernambuco. Foi assim na indicação de um nome do PSB para o Governo Temer e em outras votações na Câmara Federal.

Em contrapartida, o fato de Bezerra Coelho não ter sido ao menos consultado para a indicação de um nome para a secretaria de Desenvolvimento Econômico também deixou ruídos.

 

Veja também

Macron diz que Brasil teve uma "ótima posição" ao mediar crise da Venezuela
Visita Macron

Macron diz que Brasil teve uma "ótima posição" ao mediar crise da Venezuela

Macron e Lula se reúnem no Planalto para reunião bilateral
INTERNACIONAL

Macron e Lula se reúnem no Planalto para reunião bilateral

Newsletter