Política

Haddad cola em Paulo. Oposição aposta em voto desconectado

Avalia-se que as intenções de votos não têm apresentado vinculação

Armando Monteiro, Fernando Haddad e Paulo CâmaraArmando Monteiro, Fernando Haddad e Paulo Câmara - Foto: Divulgação

Na coligação Pernambuco Vai Mudar, prevalece o seguinte entendimento: no Estado, percorrem curvas ascendentes nas pesquisas, hoje, o presidenciável Fernando Haddad e o candidato a governador Armando Monteiro Neto. O resultado da última Datafolha, na qual o petebista cresceu seis pontos, sedimentou a tese de que as coisas estão dando certo. Resultado: não há pressa de Armando para definir quem será seu candidato ao Planalto. Se ele não estabeleceu "deadline", os aliados também não estão ansiosos. Por uma razão: avalia-se que as intenções de votos para presidente, governador e senador não têm apresentado vinculação. Em outras palavras, o voto do eleitor em Haddad não anula a opção de ele votar em Armando. Na Paraíba, onde o governador Ricardo Coutinho, do PSB, é aliado de primeira hora do PT, o candidato a Senado do PSDB, Cássio Cunha Lima, lidera as pesquisas. De acordo com o Ibope, o tucano figura com 40%, enquanto o candidato socialista, Veneziano Vital do Rêgo, aparece com 34%. Cássio pede voto para Geraldo Alckmin, do PSDB. Em Pernambuco, os tucanos estão na aliança de Armando, que não omitiu compromisso original de voto no ex-presidente Lula. Em consequência, evitou aparecer em eventos ao lado de Alckmin, a exemplo do ato em Petrolina de lançamento das candidaturas de Antonio Coelho e Fernando Filho. Ontem, quando Alckmin passou por Pernambuco, ele e Armando também não se encontraram. Hoje, Fernando Haddad cumpre agendas com Paulo Câmara no Recife, em Caruaru e em Petrolina. A proposta é firmar, na terra do ex-ministro Fernando Filho, que "Lula está com Haddad e com Paulo", como já prega nova inserção da Frente Popular. A oposição, no entanto, segue a linha de que o voto anda "desconectado".

"Não se obriga, se conquista"
Em entrevista à rádio local ontem, Alckmin foi assertivo: "Meu candidato é Armando Monteiro”. E emendou: "Em política não se obriga, se conquista”. "A falta de identificação com o Nordeste" tem sido apontada por oposicionistas como um dos empecilhos para que o tucano tenha espaço mais efetivo no palanque.

Sem pressão > Indagado sobre quem será seu candidato à presidência, Armando Monteiro, à coluna, é sucinto: "Essa pauta, no momento, é mais dos políticos do que do povo". O processo de consulta de Armando junto aos aliados está se concluindo.

Desencontro > No domingo, quando Ciro Gomes desembarca em Pernambuco, Armando estará em Limoeiro, no Agreste. Aliados já defenderam que ele declarar voto no pedetista

Expulso > Desde a quarta-feira, como a coluna cantara a pedra, integrantes da Rede já admitiam a possibilidade de ficar sem candidato na corrida pelo Palácio das Princesas. Ontem, após reunião da Executiva Nacional, a sigla formalizou decisão de expulsar Julio Lossio, que deu-se por unanimidade.

Efeito Bolsonaro > Em nota, a Rede aponta infidelidade partidária e diz que “pedirá, junto à Justiça Eleitoral, o cancelamento do registro de candidatura de Julio Lossio”. Em nota, Lossio tachou a manifestação da sigla de "opressiva e antidemocrática". Prometeu que a "campanha seguirá".

Defesa > Segundo informações que circularam ontem, a ex-ministra do TSE, Luciana Lóssio, deve ser a advogada do ex-prefeito de Petrolina na questão de expulsão da Rede.

Anfitriões > Isabella de Roldão recebe Ciro Gomes no aeroporto amanhã. Ciro estará, às 15h, em ato no auditório do colégio Maria Auxiliadora. A parada final será o comitê de Túlio Gadêlha.

Veja também

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais
falsa identidade

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais

Bolsonaro alega "agenda política" em embaixada
BRASIL

Bolsonaro alega "agenda política" em embaixada

Newsletter