Henry já avisou ao MDB que vota em Maia

Henry realça que Maia foi “politicamente solidário”

Raul Henry realça que Maia foi “politicamente solidário” Raul Henry realça que Maia foi “politicamente solidário”  - Foto: Folha de Pernambuco

Único deputado federal eleito pelo MDB de Pernambuco, Raul Henry já comunicou internamente na sigla que votará em Rodrigo Maia para presidência da Câmara Federal. Os emedebistas têm no páreo o deputado Fábio Ramalho, que chegou a telefonar para Henry, no ano passado, pontuando que gostaria de conversar com ele, caso o pernambucano fosse a Brasília. Henry fez o comunicado sobre seu voto ao líder da legenda, Baleia Rossi, em passagem pela Capital Federal por ocasião da posse de José Múcio Monteiro no Tribunal de Contas da União. À coluna, Henry, presidente do MDB no Estado, realça que Maia foi “politicamente solidário” no momento mais tenso da disputa pelo comando do MDB de Pernambuco. Leia-se: Maia agiu quando o senador Fernando Bezerra Coelho fez movimentos, com o aval do senador Romero Jucá, para assumir a presidência da legenda no Estado. Segundo Henry, Maia buscou interlocutores no MDB para fazer a defesa do grupo do, então, vice-governador do Estado. Hoje, o democrata chega a Pernambuco para reunião com deputados e com o governador Paulo Câmara, que, ontem, por sua vez, recebeu FBC no Campo das Princesas, em reunião com a bancada do Senado. O senador Jarbas Vasconcelos também esteve presente, além do senador Humberto Costa. Enquanto o PSB conversa para deliberar posição na corrida pela presidência da Câmara, Paulo Câmara faz acenos na direção de Rodrigo Maia. O trânsito de Maia é bom com Paulo, com Jarbas e com Raul. E Paulo, enquanto vice-presidente nacional do PSB, afinado com o presidente Carlos Siqueira, pode infuenciar no processo de definição dos socialistas.

Ninho dos antigos...
Decano na Câmara Federal, Gonzaga Patriota pode vir a disputar espaço na Mesa Diretora. No radar, estão as secretarias ou uma suplência. Nessa condição, ele não poderia presidir os trabalhos da sessão que elegerá o novo presidente da Casa. Por ser decano, essa missão, originalmente, seria dele.
...socialistas > Caso Gonzaga concorra, quem assume é outro deputado do PSB: Átila Lira, do Piauí, segundo deputado mais antigo na Câmara. Nesse caso, de qualquer forma, o PSB terá a presidência no dia da instalação.
DELEGADA > A deputada estadual eleita Gleide Angelo cita estatísticas para registrar que a arma de fogo é o “instrumento do maior número de feminicídios”. E sublinha: “Feminicídio não é crime premeditado, é crime na explosão, na hora da raiva”.
Vulneráveis > Levando em conta o decreto da flexibilização da posse de arma, Gleide adverte: “Se você tem acesso a essa arma, é muito mais fácil matar a mulher”. Externa preocupação e avalia que mulheres vão ficar mais vulneráveis.
Filiou > O deputado federal eleito pelo PHS, Fernando Rodolfo, assinou, ontem, a ficha de filiação do PR em Brasília. Além dele, mais quatro deputados oriundos de partidos que não atingiram a cláusula de barreira fizeram o mesmo movimento.
Segunda...> Ontem, no Palácio das Princesas, o encontro entre Paulo Câmara e os três senadores de Pernambuco, como a coluna antecipou, foi mais protocolar. Mas não foi o primeiro entre Paulo e Fernando Bezerra Coelho, após a desavença.
...vez > Paulo e Fernando já haviam se encontrado em Brasília, no plenário do Senado, quando o governador esteve com o presidente daquela Casa, Eunício Oliveira, em dezembro.

Veja também

Carreata no Recife pede impeachment de Bolsonaro e vacinação para todos
BLOG DA FOLHA

Carreata no Recife pede impeachment de Bolsonaro e vacinação para todos

Ex-assessora de Baleia Rossi é investigada por suspeita de caixa dois no interior de SP
DIRETÓRIO ESTADUAL

Ex-assessora de Baleia Rossi é investigada por suspeita de caixa dois no interior de SP