CPI do 8 de Janeiro

Imagens mostram golpistas derrubando barreira antes do Congresso e ação isolada da Força Nacional

Vídeos feitos por drones e câmeras de ministérios foram entregues à comissão

Bolsonaristas radicais atravessam barreira antes do Congresso Bolsonaristas radicais atravessam barreira antes do Congresso  - Foto: Reprodução

Novas imagens recebidas pela CPI do 8 de Janeiro mostram golpistas derrubando a última barreira formada antes do Congresso e a ação isolada de integrantes da Força Nacional nesta linha de contenção para conter os extremistas.

Os vídeos foram feitos a partir de câmeras instaladas em ministérios e por meio de drones. O material foi enviado à comissão pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

As imagens em poder da CPI mostram que nesta barreira não havia policiais militares, enquanto milhares de apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro se aproximam.

A pasta também enviou relatórios para o colegiado sobre o monitoramento dos acampamentos em frente ao Exército e os atos golpistas.

“Desde o fim de 2022, ocorreram ações planejadas com o intuito de desmobilização dos acampamentos, porém foram canceladas por fatores alheios às forças de segurança do Distrito Federal, sendo algumas operações interrompidas já em andamento e com tropas de segurança pública no terreno, por orientação do Exército Brasileiro”, diz o documento

Entre outros pontos, o relatório da secretaria conclui que as imagens mostram que o relatório da Polícia Militar do DF que dizia ter a presença de 555 policiais na Esplanada no dia 8, “não está em sintonia com as imagens captadas pelas câmeras”.

 

Veja também

Lira diz que em dois dias Câmara 'já serenou um pouco'
DECORO

Lira diz que em dois dias Câmara 'já serenou um pouco'

97% discordam totalmente da PL 1904, segundo enquete da Câmara
VOTAÇÃO

97% discordam totalmente da PL 1904, segundo enquete da Câmara

Newsletter