Política

Itália afirma que só ficará satisfeita quando Battisti for extraditado

Nessa quinta-feira (13), o ministro Luiz Fux, do STF, decretou a prisão "com finalidade de extradição" de Battisti. "

Cesare BattistiCesare Battisti - Foto: Miguel Schincariol/AFP/arquivo

Roma só ficará satisfeita quando Cesare Battisti, ex-militante italiano de extrema esquerda requerido pela Justiça de seu país após uma condenação por quatro homicídios, "for extraditado para a Itália", declarou nesta sexta-feira o ministro da Justiça, Alfonso Bonafede.

"O Supremo Tribunal Federal brasileiro ordenou a prisão de Cesare Battisti. Nosso pedido para rejeitar seu recurso foi aceito. É nisso que o ministério da Justiça tem trabalhado há um longo tempo. Mas só ficaremos satisfeitos quando Battisti for extraditado para Itália", escreveu Bonafede no Twitter.

"Um condenado à prisão perpétua que aproveita a vida nas praias do Brasil, em detrimento das vítimas, me deixa louco de raiva. Vou dar grande crédito ao presidente Bolsonaro se ele ajudar a Itália a obter justiça 'oferecendo' a Battisti um futuro em nossas prisões", reagiu nesta sexta-feira o vice-primeiro-ministro e ministro do Interior, Matteo Salvini (extrema-direita).

Nessa quinta-feira (13), o ministro Luiz Fux, do STF, decretou a prisão "com finalidade de extradição" de Battisti. "Determino a prisão cautelar para fins de extradição do nacional italiano Cesare Battisti", escreveu Fux em decisão cuja AFP obteve uma cópia.
A medida visa a impedir qualquer "tentativa de fuga" de Battisti, que o presidente eleito Jair Bolsonaro prometeu extraditar.A prisão de Battisti foi solicitada ao Supremo pela Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge.

Leia também:
Imprensa da Itália destaca prisão de Battisti e possível extradição
Fux determina prisão de Battisti; decisão pode facilitar extradição


Battisti, 63 anos, foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios na década de 1970 - dos quais se declara inocente - quando militava no grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

Veja também

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda
Pernambuco

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)
CLÁUDIO HUMBERTO

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)

Newsletter