João Paulo: "Eu preferiria que nós tivéssemos quadros dentro do partido ou aliados que pudéssemos

João Paulo tem o nome ventilado para concorrer às Prefeituras de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes.

João Paulo na Rádio FolhaJoão Paulo na Rádio Folha - Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco

Aos 66 anos, o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PCdoB), está consciente de que encerrará seu mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco aos 70 anos. Ao grifar a idade que tem, ele avisa: "Para disputar qualquer prefeitura, seja Recife, Jaboatão ou Olinda, só se fosse, assim, para cumprir uma tarefa partidária".

E explica: "Porque, veja bem, quem é prefeito do Recife e sai com 88% de aprovação, teria que superar sua própria marca, seja em Recife ou em outra cidade, cidades inclusive que eu já disputei". João Paulo fez a ponderação ao ser indagado sobre as chances de concorrer à Prefeitura de Olinda em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, desta segunda-feira (13).

Em 1992, ele disputou a Prefeitura de Jaboatão, onde já morou por muitos anos e trabalhou em fábricas. Em Olinda, ele nasceu e morou muito tempo também. "Até porque meu pai,
muitas vezes desempregado, a gente era obrigado a mudar e
eu, talvez, seja a pessoa no Recife que mais se mudou, porque meu pai, quando se desempregava, a gente tava mudando de casa ou, muitas vezes, morando como eu morei lá na vila naval, que meu tio era da marinha", relata.

Então, ele contabiliza a experiência que acumulou no Executivo. Foi prefeito do Recife por dois mandatos, entre 2001 e 2008. "Lógico que acumulei experiência muito grande. Você tem um trabalho significativo. Não pode esquecer da minha gestão com obras como a Via Mangue, a paralela da Caxangá, o Canal do Cavoco, a retirada de palafitas da Beira Rio, ali da Via Mangue, o trabalho de recuperação de Brasília Teimosa, o parque Dona Lindu, obras que marcaram e, mesmo 10 anos depois de eu sair, todos guardam grande lembrança dessa experiência", enumera o parlamentar.

Daí, ele reforça que "a possibilidade de disputar seria para cumprir uma tarefa partidária". Mas adverte: "Eu preferiria que nós tivéssemos quadros dentro do partido ou aliados que nós pudéssemos apoiar". João Paulo tem o nome ventilado para concorrer às Prefeituras de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes.

A entrevista na íntegra segue abaixo:

 

Veja também

Bolsonaro diz que vai defender na ONU marco temporal para demarcação de terras indígenas
Política

Bolsonaro diz que vai defender na ONU marco temporal para demarcação de terras indígenas

 54% reprovam gestão de Bolsonaro contra a pandemia da Covid, mostra Datafolha
Datafolha

54% reprovam gestão de Bolsonaro contra a pandemia da Covid, mostra Datafolha