Mulher

Jornalistas da Folha são homenageadas pela Câmara do Recife

O ato festivo veio em virtude do dia das Mulheres e foi proposto pela vereadora Aline Mariano (MDB)

Renata Bezerra de Melo ao lado do vereador Wanderson FlorêncioRenata Bezerra de Melo ao lado do vereador Wanderson Florêncio - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O dia desta quarta-feira (7), na Câmara Municipal do Recife, foi das mulheres recifenses. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na data de 8 de março, os parlamentares da casa realizaram diversas homenagens. Na ocasião, foram consagradas, representando o corpo feminino que compõe o jornal Folha de Pernambuco: Branca Alves (Blog da Folha), Carol Brito (Política), Priscilla Aguiar (Portal FolhaPE) e Renata Bezerra de Melo (colunista de política).

Durante a manhã, uma sessão solene presidida pelo vereador Wanderson Florêncio (PSC) homenageou 47 mulheres - dentre elas a colunista Renata Bezerra, agraciada com o prêmio “Mulheres que Fazem a Diferença” - que, ao longo da solenidade, receberam uma rosa e um diploma. Para Florêncio, “as mulheres conquistaram espaços que as conduzem à liberdade. A independência feminina é uma conquista cujo mérito pertence à própria mulher”.

Leia também:
Jornalistas da Folha são homenageadas por trabalho


À tarde, a vereadora Aline Mariano (MDB) foi a responsável pela solenidade que entregou o prêmio “Mulher em destaque”. Além das jornalistas da Folha, outras homenageadas das áreas de cultura, saúde, ação social, educação e empreendedorismo e empresa também receberam a honraria. Em seu discurso, Aline ressaltou a importância de aumentar a participação da mulher na política, pontuando o baixíssimo número de representantes femininas.

“Nos legislativos e executivos, em pleno século XXI, elas ainda são minoria. Nunca tivemos uma representante de Pernambuco no Senado. Na Câmara federal, tivemos apenas quatro deputadas eleitas. Na Assembléia Legislativa de Pernambuco, o número é tímido. Na Câmara Municipal do Recife, apenas 17 mulheres tiveram assento até os dias de hoje", afirmou a vereadora.

Representando o executivo da capital pernambucana, Cida Pedrosa, secretária da Mulher, foi além, "nós estamos no século XXI e, infelizmente, precisamos vir à tribuna pedir para que respeitem os direitos das mulheres. Bom seria se a gente viesse aqui hoje somente para comemorar".

Veja também

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas
Lula

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha
Lula

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha

Newsletter