Jovair também cumpre agenda em Pernambuco

Assim como Maia e Rosso, Arantes virá em busca dos votos da banca pernambucana na proxima sexta

Côrte Real (E) vem articulando encontro de Jovair (D) com bancada pernambucanaCôrte Real (E) vem articulando encontro de Jovair (D) com bancada pernambucana - Foto: Divulgação

 

Após receber as visitas do presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM) e do deputado federal Rogério Rosso (DEM), Pernambuco entrará na rota de mais um candidato ao comando da Casa Baixa do Congresso Nacional: o líder do PTB, Jovair Arantes. O parlamentar virá ao Estado na próxima sexta-feira (20), onde participará de um almoço com a bancada pernambucana e também pretende agendar um encontro com o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).

No entanto, ainda não há agenda definida com os chefes do Executivo. A vinda do petebista é articulada pelos deputados federais Zeca Cavalcanti (PTB), Ricardo Teobaldo (PTN) e Jorge Corte Real (PTB). Todos os parlamentares da bancada pernambucana serão convidados, independentemente dos seus posicionamentos políticos.

A intenção dos aliados de Arantes é abrir uma discussão para o parlamentar apresentar suas propostas e os legisladores decidam quem ocupará a Presidência da Câmara Federal para o próximo biênio. “Queremos articular uma conversa com os parlamentares sem compromisso para que todos possam ouvir as propostas de Jovair”, avaliou o deputado Zeca Cavalcanti.

Articulações
Jovair Arantes vem fazendo articulações por todo o País e já visitou estados no Centro e Sul. A expectativa é que a candidatura do parlamentar cresça, principalmente, após a decisão do deputado federal Rogério Rosso ter liberado a bancada do próprio partido na votação pela presidência da Câmara.

A expectativa é que o pessedista termine retirando a candidatura para apoiar Arantes, unindo o chamdo “centrão” em torno de um único projeto diante do favoritismo da candidatura à reeleição de Rodrigo Maia. “Na política é preciso ter lealdade e Rosso teve apoio de Jovair na última eleição, só é ele se lembrar e pensar em Jovair”, avaliou Cavalcanti.

Nos bastidores, a principal aposta são os questionamentos jurídicos em torno da candidatura de Rodrigo Maia. Isso porque a Constituição Federal veda a recondução de um presidente da Câmara por dois biênios seguidos, mas o democrata alega que cumpre mandato tampão e não pode se encaixar na vedação.

Segundo Cavalcanti, a candidatura de Jovair Arantes vem crescendo nos últimos dias e ganhando adesão. “Eleição de mesa é chegada. A candidatura de Rodrigo está sendo questionada juridicamente, não tenho nada contra ele, mas Jovair também é um nome experiente que representa a base da Casa”, defendeu Cavalcanti.

 

Veja também

Cidadania recorre de decisão que barrou processo de expulsão de deputado que apalpou colega
Assédio

Cidadania recorre de decisão que barrou processo de expulsão de deputado que apalpou colega

CUT Pernambuco realiza carreata contra Bolsonaro, no sábado (23)
Impeachment

CUT Pernambuco realiza carreata contra Bolsonaro, no sábado (23)