Política

Juiz lê relatório, e procurador reclama de ‘tropa de choque’ lulista

Depois da fala dura contra os críticos do processo penal, o Gerum passou a lembrar de detalhes do caso

Advogados de Lula entram no TRF4 para o julgamentoAdvogados de Lula entram no TRF4 para o julgamento - Foto: Luiz Munhoz/Recorte do Olhar/Folhapress

O juiz João Pedro Gebran Neto leu durante meia hora o relatório sobre o caso do tríplex de Lula. Gebran abriu sua fala dizendo que não está julgando a vida pessoal de Lula, mas sim "fatos". O juiz do TRF-4 recordou os argumentos já apresentados pelas partes -como a alegada incompetência de Sergio Moro para julgar o caso, pedida por Lula. Ele também citou os pontos levantados pela acusação.

Após sua fala, Gebran passou a palavra ao representante do Ministério Público Federal, o procurador regional da República Maurício Gerum. No início da fala, ele reclamou da "truculência da tropa de choque", em referência a apoiadores do petista. "Uma tropa de choque foi criada para garantir a perpetuação de um projeto político pessoal", disse o procurador, acrescentando que Lula e aliados não admitem outra solução no processo que não seja a absolvição.

Leia também
Acompanhe ao vivo o julgamento de Lula no TRF-4
Entenda o caso tríplex em que Lula foi condenado


"O processo judicial não é um processo parlamentar", afirmou. Gerum disse que o que mais o entristece é ver a comunidade acadêmica disposta a fazer coro a um movimento de intimidação. Segundo ele, a pressão que estaria sendo exercida é próxima do crime de coação.

Depois da fala dura contra os críticos do processo penal, o Gerum passou a lembrar de detalhes do caso, como o início do caso do tríplex, com pagamentos de Marisa Letícia em 2005 para a Bancoop, responsável pelo condomínio no Guarujá na época.
Gerum também criticou a relação de Lula com Léo Pinheiro, da OAS, que tachou de "promiscuidade" e "toma lá dá cá". "Isso é rechaçado na maioria dos países", disse ele.

O procurador afirmou que todos os indícios mostram que o apartamento estava sendo preparado para o petista antes da prisão do empreiteiro, em 2014.
Gebram também falou sobre a ingerência de Lula na Petrobras. Ele citou o depoimento do delator Pedro Corrêa, que relatou conversa com o então presidente sobre a estatal.

O vínculo de Lula com as irregularidades na Petrobras é um dos principais pontos de críticas ao processo contra o petista. "Um presidente da República engendra junto com as empreiteiras um dos maiores esquemas de corrupção da história do Brasil", disse o procurador Maurício Gerum.

"Não precisamos ficar na suposição que Lula sabia", afirmou. O procurador também citou reportagem do jornal "O Globo" de 2010, que atribuía ao ex-presidente a propriedade do tríplex no Guarujá. "Procurada, a Presidência confirmou que Lula continua proprietário do imóvel", diz o texto.

Gerum também lembrou o depoimento do empreiteiro da OAS, Léo Pinheiro, preso desde 2016. Pinheiro afirmou que a OAS só assumiu o condomínio em Guarujá porque Lula já tinha pago uma parte de um imóvel no prédio. O relato é um dos principais pontos da acusação contra o petista. Gerum reclama da "veneração que se faz míope" a favor do ex-presidente.

Gerum terminou sua fala com uma passagem da obra "Crime e Castigo", do russo Fiódor Dostoiévski. "O verdadeiro soberano, ao qual tudo é permitido, bombardeia Toulon, assola Paris, esquece o seu exército no Egito, aniquila meio milhão de soldados na retirada de Moscou e livra-se de dificuldades com um trocadilho em Vilna; e, no entanto, depois de morto constroem-se altares para ele, e assim tudo é permitido. Não, esses seres, pelo visto, não são feitos de carne e osso, mas de bronze", escreveu o autor. Gerum completou: "Em uma República todos os homens são de carne".

Depois da apresentação do relator do caso e da fala do Ministério Público, o advogado René Dotti, que atua a favor da Petrobras, recebeu a palavra.
Ele criticou o esquema de corrupção na Petrobras. Disse que a estatal sofreu um "atentado contra o patrimônio" e lembrou da história da empresa, incluindo a campanha "O petróleo é nosso". Dotti citou ainda o escritor Monteiro Lobato como defensor da criação da companhia. Ele também comparou o combate à corrupção com a tarefa de Winston Churchill, líder do Reino Unido na Segunda Guerra Mundial.

Veja também

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes
Brasil

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes

Nísia entrega cabeça de auxiliar para ficar no cargo; confira a coluna desta quinta (28)
CLÁUDIO HUMBERTO

Nísia entrega cabeça de auxiliar para ficar no cargo; confira a coluna desta quinta (28)

Newsletter