Kassab começa filiando e quer 'formar torcida' no Recife

Como a coluna antecipou, o dirigente chega, hoje, ao Recife

André de Paula e Gilberto KassabAndré de Paula e Gilberto Kassab - Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER

Como a coluna antecipou no último dia 20, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab desembarca hoje no Recife e comanda, amanhã, o primeiro ato voltado a inagurar a preparação do partido para as eleições de 2020. Hoje, Kassab terá um encontro mais restrito na sede do partido e vai filiar algumas lideranças, a exemplo dos prefeitos Fabinho Queiroz (Buenos Aires), Adriana Paes (Glória do Goitá) e Jadiel Braga (São Caetano). Os dois primeiros deixam o PL (antigo PR) e Jadiel, o PSDB. Os três concorrem à reeleição. Serão filiados ainda outros pré-candidatos ao Executivo, a exemplo de Miriam Briano, de Buíque. Está no radar da sigla multiplicar as candidaturas próprias e essa intenção vale para a Capital pernambucana. À coluna, André de Paula, presidente do PSD no Estado, já havia ponderado: “Nós, a exemplo do PSB e de qualquer partido, queremos e buscamos sempre ser protagonistas, coisa que não temos sido”. Estão na cota do PSD, hoje, das secretarias de Meio Ambiente (PCR) e de Turismo (governo Paulo Câmara). O plano de candidatura própria está contido em resolução nacional do PSD, mas tem base também da seguinte tese: “Time que não entra em campo não forma torcida”. Dado o envolvimento de Rodrigo Novaes no governo Paulo Câmara, o nome mais natural a ser ventilado seria o de André de Paula e Gilberto Kassab já começou a defender essa hipótese. André já foi vereador da Capital, candidato a prefeito, a vice-prefeito, é experimentado e teria qualificação para o cargo.

 

Déficit no Estado, superávit no Recife
Governador do Piauí Wellington Dias disse, ontem, não acreditar na inlcusão de estados e municípios na reforma. Indagado se esse debate gera ressonância na Capital, o vereador João da Costa, ex-prefeito do Recife, grifa que a previdência do Recife "é superavitária". E explica: "A prefeitura do Recife, hoje, não tem, a médio prazo, nenhuma perspectiva de ter déficit previdenciário".
Meu pirão primeiro > Indagado se é isso que deixa o prefeito Geraldo Julio à vontade para criticar duramente a proposta do governo Bolsonaro, João da Costa devolve: "Ele está assumindo um posicionamento político, porque o PT fez reformas, fez duas, uma com Lula e uma com Dilma, mas, ao fazer, a gente procurou preservar direitos históricos de quem mais precisa". A posição de Geraldo em relação a PEC 06/2019 costuma ser bem mais dura do que a assumida pelo governador Paulo Câmara, que enfrenta déficit.
Entra...> Secretária Geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco por longos anos, Ana Olímpia Severo foi exonerada a pedido, conforme publicação de ontem do Diário Oficial do Estado. Ela já havia se aposentado e, por motivos pessoais, solicitou ao presidente Eriberto Medeiros a exoneração
...e sai > Para o mesmo cargo, foi nomeado Maurício Moura Maranhão da Fonte. À coluna, o presidente Eriberto Medeiros explica que, ao invés de cargo comissionado, optou por colocar na vaga um servidor efetivo.
Solene... > A solenidade de posse de Carlos Neves será no próximo dia 28, às 17h, no Tribunal de Contas do Estado. Autoridades nacionais, como membros do CNJ e CNMP, devem estar presentes.
...de Carlos > Há quem aposte que o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz-que vive embate com o presidente Jair Bolsonaro relacionado à morte de seu pai, Fernando Santa Cruz- estará presente. Carlos Neves era conselheiro federal da Ordem. 

Veja também

Rádio Folha sai na frente com debates de candidatos a prefeito do Recife
Eleições 2020

Rádio Folha sai na frente com debates de candidatos a prefeito do Recife

Mulheres ganham protagonismo no Recife
Edmar Lyra

Mulheres ganham protagonismo no Recife