Lula

Lula diz não ter candidato à presidência da Câmara, após ter se reunido com Hugo Motta

O petista disse que sempre tratou bem os presidentes que compõem o Congresso e que espera que seja eleito "o melhor" à presidência da Câmara e do Senado

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que tenha um candidato à presidência da Câmara, mesmo após ter se reunido com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o candidato à presidência da Casa Hugo Motta (Republicanos-PB) nesta semana para discutir a eleição.

Segundo ele, a presidência da Câmara é de responsabilidade dos parlamentares e dos partidos políticos.

"O presidente Lula, o presidente do Brasil, não tem candidato a presidente da Câmara", disse, em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia (Minas Gerais), nesta quinta-feira, 5. "A presidência da Câmara é da responsabilidade dos partidos políticos e dos deputados federais. A presidência do Senado é de responsabilidade dos senadores e dos partidos políticos que compõem o Senado."

Lula não foi questionado sobre o tema durante a entrevista, mas fez questão de abordá-lo ao final da transmissão, mesmo não sendo perguntado. "Vou aproveitar o microfone da Rádio Vitoriosa para dizer uma coisa", iniciando o assunto.

De acordo com o petista, ao presidente da República, "cabe a responsabilidade de tratar bem" qualquer que seja o presidente eleito.

"O presidente da Câmara ou do Senado não precisa do presidente Lula, é o presidente Lula que precisa deles", acrescentou.

O petista disse que sempre tratou bem os presidentes que compõem o Congresso e que espera que seja eleito "o melhor" à presidência da Câmara e do Senado. "Para que a gente tenha dois anos muito, muito virtuosos a partir do ano que vem", complementou.

As declarações do petista sobre a não interferência no processo eleitoral da presidência da Câmara e do Senado ocorrem após Lula ter se reunido com parlamentares para tratar sobre o tema.

Na quarta-feira, 4, por exemplo, Lula se encontrou com Hugo Motta, que busca apoio para concorrer à presidência da Câmara. A reunião, que não consta na agenda da presidência da República, ocorreu no Palácio do Planalto.

Motta estava acompanhado do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, integrante do partido. Na noite de terça-feira, 3, Pereira abriu mão de disputar o comando da Casa e declarou apoio ao correligionário e líder da legenda na Câmara.

A avaliação entre deputados é de que Motta é o candidato de consenso na Câmara e a primeira opção de todos, mas Lira ainda tenta convencer Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) a também retirarem suas candidaturas.

Veja também

Grupo de Trabalho faz reunião de planejamento de segurança nas eleições 2024 em Pernambuco
ELEIÇÕES 2024

Grupo de Trabalho faz reunião de planejamento de segurança nas eleições 2024 em Pernambuco

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral
ELEIÇÕES 2024

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

Newsletter