Política

Lula diz que está 'ansioso' para prestar depoimento a Moro

O petista responde por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

O juiz Sérgio Moro O juiz Sérgio Moro  - Foto: Reprodução/Internet

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (7) que está "ansioso" para prestar depoimento ao juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba, no processo em que o petista responde por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.

"Estou ansioso para esse depoimento porque é a primeira oportunidade que eu vou ter de poder saber qual é a acusação que eles têm contra mim e qual é a prova que eles têm contra mim", disse Lula em entrevista à rádio "O Povo CBN", de Fortaleza.

Lula diz estar "muito tranquilo" sobre o depoimento. "Quero saber prova efetiva que [eles] têm. Prova significa documento, significa coisa escrita, significa conta bancária, significa um monte de coisa", afirmou.

O processo em que Lula será ouvido é relacionado ao episódio do tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, em que o ex-presidente é acusado de ter recebido vantagens indevidas da empreiteira OAS.

Questionado sobre o processo, o ex-presidente diz que tem "ficado quieto", mas que irá apresentar defesa. Ele criticou os meios de comunicação e disse que há um "pacto da força-tarefa da Lava Jato com a imprensa" para "condenar a pessoa previamente antes de ter as provas".

"Cometeram um equívoco em tentar me tratar dessa maneira. Eu vou me defender", afirmou.

Em março, Lula depôs à Justiça Federal em Brasília após ter sido citado em delação do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). Na ocasião, ele se disse vítima de "quase que um massacre".

Além de falar sobre o depoimento que dará a Moro, Lula comentou a ação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a chapa Dilma-Temer. O processo pode deixar a ex-presidente Dilma Rousseff inelegível.

"Tentar cassar a Dilma, que já foi cassada, é no mínimo uma certa confusão política desnecessária no Brasil. A desgraça que tinha que ser feita com a Dilma já fizeram", disse, citando o processo de impeachment que ela sofreu.

Lula também foi indagado sobre as críticas que o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), tem feito a ele. Segundo o ex-presidente, Doria é "um político que quer ter dois de glória".

"No fundo, no fundo, ele quer que eu o transforme num personagem antagônico e eu não vou transformar. Ele foi eleito para governar São Paulo ele tem que cumprir com a obrigação dele. Precisa parar de fazer pirotecnia e começar a governar", disse.

Veja também

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília
Visita Macron

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela
Crítica

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela

Newsletter