Logo Folha de Pernambuco

Cúpula UE-Celac

Lula diz que tem "profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido" no Brasil

Presidente deu a declaração em Cabo Verde, ao lado do presidente José Maria Neves

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá entrevista coletiva em BruxelasPresidente Luiz Inácio Lula da Silva dá entrevista coletiva em Bruxelas - Foto: François Walshaerts/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que tem "profunda gratidão" ao continente africano "por tudo que foi produzido durante os 350 anos de escravidão" no Brasil. Lula deu a declaração ao lado do presidente de Cabo Verde, José Maria Neves. O chefe do Executivo brasileiro parou no país africano no retorno de Bruxelas, onde participou da cúpula UE-Celac.

Na ocasião, Lula falava que o Brasil é "formado pelo povo africano" e que a "cultura, cor e tamanho" é resultado da "miscigenação entre índios, negros e europeus".

— Quero recuperar a relação com o continente africano. Nós, brasileiros, somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, nossa cor, tamanho, é resultado da miscigenação entre índios, negros e europeus. E nós temos profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país.

Na sequência, Lula afirmou que a forma de "pagamento" de um país como o Brasil seria, entre outros pontos, ajuda na "possibilidade de industrialização de agricultura". O presidente finaliza afirmando que espera, à frente da presidência, recuperar a "boa e positiva relação que o Brasil tinha com o contentemente africano"

— Nós achamos que a forma de pagamento que um país como o Brasil pode fazer (falha na transmissão)... De tecnologia, possibilidade de informação, de gente para especialização nas várias áreas que o continente africano precisa. É ajuda na possibilidade de industrialização, de agricultura. E nós queremos agora com a minha volta à presidência recuperar a boa e positiva relação que o Brasil tinha com o continente africano.

Veja também

Zema cobra mais ação e menos debate do governo Lula sobre segurança
CRÍTICAS

Zema cobra mais ação e menos debate do governo Lula sobre segurança

STF julga nesta semana regras para vasectomia e laqueadura e vacinação contra Covid-19
JULGAMENTOS

STF julga nesta semana regras para vasectomia e laqueadura e vacinação contra Covid-19

Newsletter