Brasil e Portugal

Lula pede ousadia nos negócios a governantes e empresários de Portugal e Brasil

O presidente publicou em suas redes sociais que pretendia firmar 13 acordos comerciais durante a sua visita ao país

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (R), cumprimenta o primeiro-ministro português, Antonio Costa, na chegada ao CCB (Centro Cultural de Belém) para participar da cúpula Portugal-Brasil em Lisboa, em 22 de abril de 2023O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (R), cumprimenta o primeiro-ministro português, Antonio Costa, na chegada ao CCB (Centro Cultural de Belém) para participar da cúpula Portugal-Brasil em Lisboa, em 22 de abril de 2023 - Foto: Patrícia de Melo Moreira / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (22) em Lisboa que espera que governantes e empresários brasileiros e portugueses sejam mais ousados para fazer negócios.

– Precisamos ser mais ousados, nossos ministros têm que conversar mais, discutir o financiamento das nossas indústrias. Nós nos comunicamos pouco. Pensamos que Portugal é amigo e não precisamos conversar, mas precisamos conversar, porque o papel do presidente e abrir a porta, mas quem tem competência para fazer negócio são os empresários.

Em sua chegada na sexta-feira (21) em Portugal, o presidente publicou em suas redes sociais que pretendia firmar 13 acordos comerciais durante a sua visita ao país.

O primeiro deles já foi confirmado pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, uma parceria entre a fabricante de aviões brasileira Embraer e a portuguesa Ogma para a produção do avião de combate Super Tucano do outro lado do Atlântico.

Lula chamou atenção ainda para a imensa comunidade brasileira em Portugal, com cerca de 555 mil pessoas, que vive e trabalha em Portugal:

– Em nenhum outro momento da História houve tantos brasileiros em Portugal como agora. Não são apenas pobres que vêm para trabalhar, temos muita gente rica, classe média alta com casa e trabalho aqui em Portugal. Com a loucura do mundo digitalizado, fica fácil morar em Portugal e trabalhar para o Brasil. Estamos avançando muito e tenho muita expectativa da reunião com empresários no Porto.

E acrescentou:

– Se é verdade que Portugal descobriu o Brasil, é verdade que os brasileiros descobriram Portugal no século XXI.

Veja também

Padilha diz que governo vai continuar convidando dirigentes para eventos com Lula
Padilha

Padilha diz que governo vai continuar convidando dirigentes para eventos com Lula

Lula chama de "comício" inauguração de obra em Guarulhos sem presença de Tarcísio
Lula

Lula chama de "comício" inauguração de obra em Guarulhos sem presença de Tarcísio

Newsletter